Página Inicial | Histórias | Pessoa
Antônio Carlos dos Reis
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / álvares Florence
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Carapicuíba
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
- profissão: Eletricista
sobre
Antonio Carlos dos Reis, conhecido como Salim, nasceu em 1o de março de 1950 na cidade de Álvares Florence (SP). Passou grande período de sua vida realizando bicos até iniciar trabalho no ramo eletricitário que o leva para a carreira de sindicalista. Atualmente é presidente do sindicato e da Central Geral dos Trabalhadores, a CGT.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
O sindicalismo de Salim
Personagem: Antônio Carlos dos ReisAutor: Museu da Pessoa
Antônio Carlos dos Reis (Salim)
Personagem: Antônio Carlos dos ReisAutor: Museu da Pessoa

As aventuras durante as férias
data (ou período): Ano 1972 Imagem de:Antônio Carlos dos Reis

Durante o serviço obrigatório
data (ou período): Ano 1974 Imagem de:Antônio Carlos dos Reis

Confraternizações de final de ano
data (ou período): Ano 1978 Imagem de:Antônio Carlos dos Reis

O futebol na infância
Na foto: José Geraldo durante a infância. Seu pai pintou a camiseta do uniforme de verde e comprou a chuteira quando morava em Santos e foi para a cidade de Lins, na Fazenda Santo Antônio onde seu pai trabalhava com café, o proprietário chamava-se Antoninho Rezende. O pai de Geraldo jogou no futebol amador do Santos.

Primeira Comunhão
Na foto: Colegas de classe, padre Luiz Gonzaga Passeto, Geraldo olhando para a máquina. Geraldo fez sua Primeira Comunhão na cidade de Lins com nove anos de idade. Ele achava estranho as doutrinas da Igreja. Pelo olhar, percebe-se que ele já se interessava por fotografia.

As aventuras durante as férias
Na foto: Ivan (colega) e Geraldo no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Iam para o interior, Andradina e foram parar no Rio de Janeiro, pegando carona na Dutra, sem destino e sem dinheiro. Faziam isso sempre, como aventureiros. Dias depois, acamparam no meio da praia de Copacabana na barraca do exército, tinham que enterrá-la para a polícia não ver. Um rapaz quis dormir lá, no dia seguinte pagou almoço para todos. Fez 23 km entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante o serviço obrigatório
Foto tirada quando Geraldo estava no exército, serviu no 28º Batalhão de Infantaria Blindada, em Campinas. Faltavam seis meses para chegar em São Paulo. A época em que ele serviu foi pleno militarismo.

A República na Bela Vista
Geraldo na república no bairro da Bela Vista onde morava com o colega que trabalhava na Light. Cursava o terceiro ano de Educação Física em Mogi das Cruzes. Quem tirou a foto foi seu colega, Luis Natal Laurente, engenheiro da Light.

Jogos Colegiais de Penapólis
Na foto: Geraldo (o terceiro) e os colegas. Foto do time de vôlei do colégio estadual Fernando Costa de Lins, tirada um dia após a derrota do time para uma outra equipe nos jogos colegiais do Estado São de Paulo. A outra equipe se tornou a campeã do Estado em Penápolis. A foto tirada no último dia de aula naquele ano. Geraldo estava na quarta série do ginásio e na foto, estava ao lado do amigo Hélio Ramos de Oliveira (o quarto) com o qual ele dividia a posição de levantador da equipe. Hélio mora atualmente nos EUA, onde é professor de Educação Física e Geraldo não o vê há mais ou menos 25 anos.

O filho de Geraldo
Foto do filho de Geraldo, Leonardo Sório Carvalho, em sua bicicleta em frente ao conjunto residencial onde a família mora Santo Amaro. Na ocasião, Leonardo tinha sete anos de idade. A foto foi feita para registrar o aprendizado de Leonardo com a bicicleta. No dia anterior a foto, Leonardo conseguiu andar de bicicleta pela primeira vez sem as rodinhas auxiliares.
.jpeg)
Festa junina da Eletropaulo
Na foto: Geraldo e Ana Maria, fantasiados de noivos caipiras numa festa junina do Departamento de Orçamento e Acompanhamento Físico (DOAF) da Eletropaulo na Usina de Piratininga. Geraldo já não trabalhava mais na Eletropaulo, mas foi convidado para ser o noivo pois os ex-colegas queriam homenageá-lo. Geraldo casou em 1982 no Guarujá e seus ex-colegas não puderam comparecer à cerimônia. Nessa ocasião Geraldo já trabalhava na ADC como funcionário. Geraldo trabalhou cinco anos no Doaf, de 1974 a 1979.

Confraternizações de final de ano
Na foto: Antônio José da Silva (Tonhão) e Geraldo. Foto da festa de fim de ano do Departamento de Orçamento e Acompanhamento Físico (Doaf) da Eletropaulo na Usina Piratininga. Geraldo com seu amigo e chefe, Tonhão, também de Lins (SP). Atualmente (1994), Tonhão é o coordenador de Planejamento e Recursos. O Doaf, onde Geraldo trabalhava sempre patrocinava essas festas de fim de ano para a confraternização dos funcionários.

Festa das crianças na Usina Henry Borden
Na foto: Altair, Geraldo, Márcia, Luis José, Antônio e Cristiano. Foto da equipe da ADC Eletropaulo almoçando no restaurante da Usina Henry Borden, em Cubatão, no intervalo das atividades do dia das crianças. À tarde, foi feita uma gincana com as crianças. A ADC promovia atividades de lazer em determinadas regionais. Normalmente a equipe da ADC se desloca para o local determinado levando consigo os apetrechos necessários. Essas atividades normalmente são desenvolvidas o dia inteiro. Geraldo tem um tio que trabalhou e morou durante muito tempo na Usina Henry Borden.
.jpeg)
Formatura em Educação Física
Foto de Geraldo na missa de sua formatura em Educação Física na Catedral da Sé em São Paulo. A colação de grau foi no anfiteatro da universidade Mogi das Cruzes e o baile no Tênis Clube Paulista. Geraldo tinha 26 anos nessa ocasião. Começou a estudar Química na Faculdade Oswaldo Cruz mas acabou optando pela Educação Física em 1976. A turma de Geraldo é muito unida, todos tinham apelidos, Geraldo era "Dinho".

Olimpíada do Itaúclube
Na foto: Geraldo (no alto) com colegas. Equipe de revezamento da DIPRD (Diretoria de Processamento de Dados) do Itaú, na Olimpíada do Itaúclube no CEPEUSP, Cidade Universitária. Geraldo participou das seguintes modalidades: salto em altura, revezamento e salto triplo.

Casamento de Ana Maria e Geraldo
Foto de Geraldo e esposa na casa dos pais dela no dia do casamento. O casamento ocorreu na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro no Guarujá. Logo após a cerimônia os convidados foram recepcionados na casa do pai da noiva. Geraldo e Ana Maria tinham 29 anos. O padre celebrou o casamento, Padre Magalhães é o primo da mãe da noiva e quem efetua todos os casamentos da família. Os noivos foram passar a lua de mel no Rio de Janeiro, viajando para lá de trem-leito.

A família no casamento
Foto de Geraldo e esposa na casa dos pais dela no dia do casamento. O casamento ocorreu na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro no Guarujá. Logo após a cerimônia os convidados foram recepcionados na casa do pai da noiva. Geraldo e Ana Maria tinham 29 anos. O padre celebrou o casamento, Padre Magalhães é o primo da mãe da noiva e quem efetua todos os casamentos da família. Os noivos foram passar a lua de mel no Rio de Janeiro, viajando para lá de trem-leito.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.