Página Inicial | Histórias | Pessoa
Antônio Rogério Magri
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Encanador
sobre
Antônio Rogério Magri nasceu em São Paulo em 1941. Influenciado pelo pai, Magri começou muito cedo a sua carreira profissional. Após trabalhar em alguns empregos e servir o Exército, ingressa na Light em 1963. Em 1978 assumiu a presidência do sindicato dos eletricitários. Magri foi presidente do Stieesp durante 11 anos, de 1978 a 1989, quando saiu para assumir a presidência da CGT. Em 1990 foi convidado pelo então presidente da República, Fernando Collor, a ingressar no ministério. De 1990 a 1991 Magri exerceu o cargo de ministro do Trabalho e da Previdência Social. Atualmente, Magri continua a exercer as suas funções na Eletropaulo nas oficinas do Cambuci, onde começou a sua carreira como eletricitário. Casado, tem um casal de filhos, também eletricitários, e duas netas.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
A trajetória de um operário: das caldeiras ao Ministério do Trabalho
Personagem: Antônio Rogério MagriAutor: Museu da Pessoa
.jpeg)
A discussão sobre a dívida externa
data (ou período): Ano 1986 Imagem de:Antônio Rogério Magri

Reunião anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho)
data (ou período): Ano 1988 Imagem de:Antônio Rogério Magri

Magri durante o serviço obrigatório
data (ou período): Ano 1960 Imagem de:Antônio Rogério Magri

Futebol nas Oficinas do Cambuci
data (ou período): Ano 1970 Imagem de:Antônio Rogério Magri

O apoio dos eletricitários às Diretas Já
data (ou período): Ano 1984 Imagem de:Antônio Rogério Magri
.jpeg)
A discussão sobre a dívida externa
Na foto: Sindicalistas latino-americanos, Magri é o quinto na mesa, membros do FMI e o presidente do FMI Michel Condessus. Discussão da dívida externa dos países latino-americanos com sindicalistas de vários países. Magri e Joaquinzão foram representando o Brasil. Foi feito um documento pedindo maior participação dos sindicalistas nas discussão os empréstimos do FMI. Magri era diretor de Relações Internacionais da CGT na ocasião.

Aula de Judô
Academia de Judô e Halterofilismo nas oficinas do Cambuci da Eletropaulo. Magri, campeão Paulista de judô, foi o idealizador e professor da academia. O horário das aulas era das cinco às sete da noite após o expediente.

Reunião anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho)
Na foto: Sindicalistas latino americanos do Cone Sul (Magri, da esq. a dir., é o quarto) na OIT (Organização Internacional do Trabalho). A reunião coincidiu com o dia de luta dos trabalhadores chilenos.

Magri durante o serviço obrigatório
Magri servindo ao exército, na polícia do exército no batalhão da Rua Abílio Soares, no Paraíso.

Oficinas do Cambuci
Na foto: Alves, Trizini e Magri. Magri, como ajudante geral, no seu local de trabalho na produção de tartarugas (obstáculos de rua) nas Oficinas do Cambuci.

O campeonato de Dominó
Na foto: Stella, Magri, Aniceto, Orlando, Moreno, José, Pironi, Toninho e Busico na entrega de troféus do Dominó nas Oficinas do Cambuci, campeonato promovido pelo FotoClube Light Cambuci nas oficinas do Cambuci. Magri e Pironi foram a dupla vencedora.

O Plano Cruzado
Na foto: Dicson Funaro, Antônio Rogério Magri, Alcyr Nogueira e Almir Pazzianoto. O Ministro da Fazenda Fumaro, o presidente do sindicato dos quimicos, o presidente do Stieesp e o Ministro do Trabalho Pazzianoto (Governo Sarney) no Stieesp discutindo as questões do plano cruzado com vários sindicalistas.

Visita à Casa Branca
Na foto: Magri (de costas) e Jimmy Carter na visita dos sindicalistas americanos ao presidente dos EUA, na Casa Branca. Membro da Central Sindicalista Americana, Magri era sempre convidado para as reuniões e encontros.

A greve sindical
Na foto: Assembleia que aprovou greve de 1987. Mais ou menos, três mil pessoas participaram da assembleia em frente à sede do Stieesp na Liberdade. A greve abarcou funcionários da Cesp e Eletropaulo e durou em cinco dias. As reivindicações foram parcialmente atendidas. Magri discursou em cima de uma Kombi para a multidão.

Futebol nas Oficinas do Cambuci
Na foto: Pedro, Zelão, Magri, Luizinho, Mineiro e Chochó. Todo ano era realizado um campeonato de futebol nas Oficinas do Cambuci entre os times daquela regional. Naquele ano, o time de Magri foi o vencedor da competição.

O apoio dos eletricitários às Diretas Já
Magri distribuindo uma carta aberta à população assinada pelos eletricitários em frente ao Edifício Alexandre Mackenzie no Viaduto do Chá e convidando a população a comparecer no comício da Sé, onde fez um discurso sobre as Diretas Já.

O ministro recebe o MST
Magri como Ministro do Trabalho e Previdência Social, recebendo representantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Diante da ameaça de ocupação do ministério pelos Sem Terra, Magri os recebeu dizendo que seriam todos atendidos.

Sindicalismo em Roma
Na foto: Magri e Luiz Antonio Medeiros em uma reunião das centrais sindicais de em Roma.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.