Página Inicial | Histórias | Pessoa
Arlete Lopes Crispino

- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Professora
sobre
Arlete Lopes Crispino nasceu em São Paulo, no dia 19 de agosto de 1925. Teve uma infância de dificuldades em Marília, por conta das ideias revolucionarias de seu pai para época, que era considerado comunista, mas conseguiu estudar em bons colégios graças ao esforço da mãe. Apesar, da infância complicada, o pai, politicamente ativo, teve importância fundamental na educação dela e dos irmãos. Mais tarde, fez o curso normal e foi lecionar no interior. Aos 45 anos de idade decidiu fazer faculdade e ingressou na USP.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Um pai sonhador, uma mãe pé no chão
Personagem: Arlete Lopes CrispinoAutor: Museu da Pessoa
.jpg)
Grande família
Família de Arlete reunida em casa durante a primavera, no jardim plantado pelos irmãos. Na fotografia estão João e Elisa junto a seus filhos Ofélia, Dinah, Laerte, Salon, Odila, Inah, Arlete, João Afrânio, Marialva e Sérgio.

Os primeiros dias
Os irmãos Arlete, Inah, Odila, Marialva e Sérgio nos seus primeiros dias na cidade de São Paulo, em frente à casa onde moraram na Avenida Pompéia.

O fim de um ciclo
As irmãs Arlete, Inah e Marialva durante os últimos dias em que moraram em uma casa na Avenida Pompéia.

Classe mista
Arlete e seus 45 alunos do segundo ano misto. Ela dava aulas em uma escola isolada do interior e tinha que andar bastante a pé até o trem para voltar para casa.

Moça de família
Arlete e família no dia de seu casamento no jardim da casa localizada na rua Gabriel dos Santos, 103. Esq.-dir.: João (pai), Ofélia, Dinah, Salon, Odila, Inah, Arlete, João Afrânio, Marialva, Sérgio e Elisa (mãe).

Boa educação
Tradicional foto de final de ano do grupo escolar de Marília.

Nunca é tarde
Festa de São João realizado no quintal da República das Virtudes. A época de celebrações já havia passado, mas se vestiram para tirar a fotografia. Esq.-dir.: Luizinha, Diva Guimarães, Odila, Arlete e Inah.

Vestidas para o baile
Arlete usou pela primeira vez um vestido de baile aos dezesseis anos para comemorar a sua formatura e a da irmã Inah em evento realizado no Tênis Clube de Marília. O vestido que ela utilizou era rosa e com renda. Esq.-dir.: Arlete, Inah e Odila.

Família em festa
Retrato familiar no casamento de Odila, irmã de Arlete. Da esquerda para a direita, em pé: Solon, Inah, João Afrânio, Arlete, Laerte, Marialva, Sérgio. Sentados: Dinah, João (pai), Odila, Elisa (mãe) e Ofélia.

Moças virtuosas
Retrato das moradoras da República das Virtudes. Quatro delas moravam o tempo na casa, já Arlete e Inah saíam aos finais de semana. Esq.-dir.: Luizinha, Diva Guimarães, Inah, Julieta, Odila e Arlete.

Professoras reunidas
A reunião mensal pedagógica servia para orientar os professores e era realizada com docentes de diversas fazendas. Essa fotografia foi tirarada durante a primavera em frente ao grupo escolar da cidade de Tupã. Esq.-dir.: Aparecida, Diva Guimarães, Ruth, Luizinha, Julieta, Odila, Arlete e Inah.

A nova professora
Retrato de formatura de Arlete na Escola Normal Livre de Agudos.

Os velhos tempos
Arlete estudava em um ginásio localizado na praça e tirou esta fotografia com a sua turma escolar após a aula. Os meninos estavam muito alegres e brincalhões pois haviam bebido chope, e o moderno professor Gandur está com uma rosinha que a Norma apanhou. Arlete lembra que faltava pouco mais de dois meses para essa vida boa terminar.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.