Página Inicial | Histórias | Pessoa
Alexandre Guimarães Só de Castro

- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio Grande Do Sul / Porto Alegre
- local de moradia atual: Brasil / Florianópolis
- profissão: Empreendedor Sócioambiental
sobre
Das brincadeiras como detetive na infância, em Porto Alegre, Alexandre se identificou como um investigador nato, ávido pelas descobertas, pela ação. Biólogo com mestrado em Ecologia, confessa que não se sente muito à vontade como professor em sala de aula. Também pudera: aos 21 anos, ainda estudante, apresentou um projeto e foi aceito como pesquisador de uma expedição brasileira à Antártica. Foi a primeira de muitas outras viagens exploratórias pelo mundo. Já formado e com muita bagagem internacional, Alexandre fundou, em 1998, o Instituto Sea Shepherd Brasil, um braço da ONG Internacional Sea Shepherd Conservation Society, mas de atuação independente, desenvolvendo estratégias e buscando soluções para a conservação de recursos marinhos no litoral brasileiro. Em 2002, percebeu a necessidade de trabalhar com as ilhas brasileiras, ecossistemas frágeis e sensíveis a mudanças, e montou o projeto-piloto Estação nas Ilhas. A iniciativa foi tão bem-sucedida que se consolidou, em 2004, como uma instituição independente, o Instituto Ilhas do Brasil, que desenvolve ações de fortalecimento das comunidades locais e desperta o interesse pela conservação e exploração sustentável dos recursos marinhos.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Minha vida com o mar
Personagem: Alexandre Guimarães Só de CastroAutor: Museu da Pessoa
Tinta laranja contra a pesca ilegal
Personagem: Alexandre Guimarães Só de CastroAutor: Museu da Pessoa

Retrato de Alexandre Guimarães Só de Castro
data (ou período): Ano 2007 Imagem de:Alexandre Guimarães Só de Castro

Retrato de Alexandre Guimarães Só de Castro
legenda: Frame do vídeo de Alexandre Guimarães Só de Castro, fundador do Instituto Ilhas do Brasil. Acervo Museu da Pessoa.
personagem: Alexandre Guimarães Só de Castro
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.