É muito lindo o acervo das heranças legadas pela imigração européia no Brasil, mas um capítulo especial sem dúvida é a historia das famílias italianas aqui enraizadas nos dias atuais. A alta tecnologia de que desfrutamos, os meios de transporte que utilizamos, cada dia mais rápidos. Vemos ...Continuar leitura
É muito lindo o acervo das heranças legadas pela imigração européia no Brasil, mas um capítulo especial sem dúvida é a historia das famílias italianas aqui enraizadas nos dias atuais. A alta tecnologia de que desfrutamos, os meios de transporte que utilizamos, cada dia mais rápidos. Vemos então como é maravilhoso pensar a forma heróica como esses povos atravessaram oceanos, enfrentando perigos diversos, para alcançar um sonho, que era encontrar um lugar onde pudessem viver e criar uma família com segurança e dignidade. Chegaram com um conhecimento que aqui ainda não fora alcançado, e com sua força de trabalho nos ajudaram a alavancar os primórdios do nosso desenvolvimento.
Falaremos nessa biografia de uma dessas famílias: Montaperto. Os primeiros membros da família Montaperto que aqui chegaram foram os tios Emmanuele Montaperto e sua esposa Joanna Truglio Montaperto, com a mãe do nosso biografado, a senhora Giovannina Digiorgio. Pouco tempo depois, aportou no Porto de Santos o pai de nosso biografado, o senhor Antonio Montaperto, irmão de Emmanuele. Antonio Montaperto e Giovannina Digiorgio casaram-se no Brasil.
Nosso homenageado Jacomino Antonio, filho desse casal, nasceu em 12 de junho de 1936 na cidade de São Paulo, e em seu registro de nascimento houve um erro do cartório na ortografia de seu nome: Montaperto para Monteaperto. Sua irmã é Angelina Montaberto – cujo sobrenome também sofreu erro no registro civil. Nosso biografado é casado com Carolina Monteaperto, e dessa união nasceu Fabiano Monteaperto, engenheiro químico, casado com Simone Marques Monteaperto; da união destes, nasceram João Vitor Monteaperto e Caio Monteaperto, netos do nosso biografado.
O pai de Jacomino tinha neurose de guerra e era um homem muito violento, e o agredia quase que diariamente. Desde muito cedo nosso biografado começou a luta pela sobrevivência: saiu de sua casa e foi morador de rua dos 12 aos 15 anos de idade. Aos 15 anos conseguiu um emprego e foi morar em vaga de pensão. A partir daí começou a construir sua própria biografia. Começou no ramo de vendas, na área de máquinas de escrever.
Realizou vários cursos de auto-conhecimento, sendo um deles a Pró Vida, meditação, entre outros.
Abaixo segue o curriculum do nosso biografado:
Síntese de Qualificações:
Profissional com experiência em vendas e desenvolvimento de equipe. Criação e desenvolvimento de projetos.
Destaque:
Experiência no desenvolvimento das relações empresa-clientes.
Habilidade em liderança, comunicação e relacionamento interpessoal.
Formação:
Iniciante no curso de direito na Faculdade de Direito de Osasco.
Curso de oratória na Faculdade de Direito de Osasco.
Curso em computação (Word, Access e Excel)
Idiomas:
Noções de espanhol e italiano
Principais projetos:
• De 1999 a 2000 – Idealizador da Monteaperto Promoções e Representações, em parceria com as Associações Comerciais, realizando campanha de promoções e sorteio de prêmios, incluindo automóveis com aprovação do Ministério da Justiça, no comércio das seguintes cidades: Mauá-SP, Campos do Jordão-SP, Salto-SP, Rua Santa Ifigênia (maior shopping a céu aberto do Brasil). Todas as Associações das cidades citadas ficaram satisfeitas com as promoções.
• De 1996 a 1999 – Idealizador e realizador da CCI - Central de Cadastramento de Indivíduos (empresa que cadastra animais domésticos para possível localização), com divulgação na mídia por todo o território nacional gratuitamente.
• Em 1969 – Coordenador no lançamento de carnês com sorteio de automóveis do Clube Cerro Porteño na cidade de Assunção – Paraguai.
• Em 1968 – Coordenador no lançamento de carnês com sorteio de automóveis do Sport Clube Internacional de Porto Alegre-RS até o final do empreendimento. Com a verba arrecadada, terminaram-se as obras do Estádio Beira Rio.
• De 1963 a 1965 –
Idealizador e diretor do Clube Bella Center, um clube exclusivamente feminino, com sauna, ducha, massagens, cabeleireiros, solarium, anfiteatro, etc.; lançamento em forma de títulos de sócias. Localizado na Av. Nove de Julho, ao lado do túnel, em São Paulo-SP.
Histórico Profissional:
• 2003 – Presidente eleito no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística Cultural, entidade sem finalidade lucrativa, portanto sua diretoria exerce suas funções sem remuneração.
• De 2000 a 2002 – Consultor de Marketing em venda de anúncios de guia. Campeão de vendas da admissão à saída da empresa.
Empresa: Editora Paramaçônica
• De 1981 a 1995 – Consultor de Marketing em venda de anúncios da Lista Amarela em São Paulo-SP.
• De 1972 a 1980 – Corretor de Imóveis.
Empresa: Guizzardi Imóveis e Gilberto Nascimento Imóveis
• De 1966 a 1967 – Gerente de vendas no lançamento de carnês com sorteio de automóveis do Clube Atlético Paranaense até o final do empreendimento.
• De 1965 a 1966 – Vendedor de títulos do Clube Santa Mônica (praia)
Cidade de Curitiba-PR., até o final do empreendimento, sendo em todos os meses campeão de vendas.
• Em 1962 – Vendedor
Empresa: Santapaula Melhoramentos em São Paulo-SP
• De 1961 a 1962 – Propagandista vendedor
Empresa: Pfizer Corporation em São Paulo-SP
• De 1958 a 1960 – Propagandista vendedor
Empresa: Upjohn Produtos Farmacêuticos em São Paulo-SP
Homenagens Recebidas:
• Da Câmara Brasileira de Cultura: Cruz de Reconhecimento Social e Cultural no Grau de Comendador a 29 de agosto de 2003.
• Do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística Cultural: diploma Destaque Profissional 2004.
O professor Jacomino Antonio Monteaperto soube, além de honrar e engrandecer a terra que seus pais escolheram para viver, construir uma rica biografia, já que sempre pautou sua vida no mais genuíno espírito altruísta, e nós do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística Cultural agradecemos a enorme contribuição que ele tem dado para o nosso desenvolvimento e o progresso brasileiro e muito nos orgulhamos de tê-lo como Presidente deste Instituto e, por todas as suas ações, seu nome se perpetuará através desta obra histórica “A Imigração no Brasil”.Recolher