Meu nome é José Fernando Gonçalves de Oliveira, nascido em Aracaju, Sergipe em 23.08.1953, filho do comerciante José Gonçalves de Oliveira e de Maria Floricena de Oliveira. Fui aluno do Ginásio Jackson de Figueiredo, à época ainda ginásio apenas, dos professores Benedito e Judite Oliveira, ...Continuar leitura
Meu nome é José Fernando Gonçalves de Oliveira, nascido em Aracaju, Sergipe em 23.08.1953, filho do comerciante José Gonçalves de Oliveira e de Maria Floricena de Oliveira. Fui aluno do Ginásio Jackson de Figueiredo, à época ainda ginásio apenas, dos professores Benedito e Judite Oliveira, posteriormente fui aluno do Atheneu Sergipense e, no final do ensino médio, retornei ao Colégio Jackson de Figueiredo. Morei minha infância na rua de Capela, 177 e a adolescência na rua Santo Amaro, 303. Hoje existem apenas alguns traços desse passado.
Aos 18 anos, fui estudar Engenharia em Recife, morando na Casa do Estudante de Engenharia, na rua do Riachuelo, 699, que o tempo foi severo e também não mais existe.
Formado em 1977 em Engenharia Cartógráfica, fui trabalhar em Mineração subterrânea na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e lá permaneci por dois anos na Mineração Vale do Jacurici – FERBASA. Em seguida retornei a Aracaju, já casado com Terezinha Silveira Costa de Oliveira, quando ingressei na Petrobras Mineração AS, lá ficando até janeiro de 1992. Do casamento, são tres filhos que me enchem de felicidade e orgulho, pela formação, pela disciplina, pelo respeito, pela lealdade e pela humildade. Fernanda S.C. Oliveira é a primogênita, bióloga formada Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado na UFBA; Diego Silveira Costa de Oliveira formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Sergipe, funcionário da Petrobras, e hoje reiniciou os estudos como acadêmico de Direito; e o mais novo deles, Helder Silveira Costa de Oliveira, finalizando o curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Sergipe.
Retornando à minha história, entre 1992 e 1994 fui empreendedor no ramo de cerâmica e de 1994 a 1998 desenvolvi atividade lecionando, neste período, o professor não tinha mais aquela aura e nem aquele olhar superior e magnânimo de anos anteriores. Retornei à Petrobras em 1998 e até hoje desenvolvo atividades nessa empresa, em que dediquei toda uma vida, em Aracaju, até 2002, e depois transferido para Salvador. A Petrobras me proporcionou uma alegria desmedida, quando retornei aos bancos de uma Universidade para fazer especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na UFBA.Recolher