Início
Nasci, a 08 de maio de 1952, na Rua Xavantes, bairro de Casa Amarela, em Recife-PE, onde fiz os primeiros anos do ensino básico (na época, jardim de infância, preliminar e primário).
Filho de um pequeno comerciante aposentado, Severino Pereira de Barros, paraibano de Cabaceiras, e Cremi...Continuar leitura
Início
Nasci, a 08 de maio de 1952, na Rua Xavantes, bairro de Casa Amarela, em Recife-PE, onde fiz os primeiros anos do ensino básico (na época, jardim de infância, preliminar e primário).
Filho de um pequeno comerciante aposentado, Severino Pereira de Barros, paraibano de Cabaceiras, e Cremilda Fernandes de Barros, pernambucana de Recife, dona de casa. Meu pai era, aproximadamente, trinta anos mais velho que minha mãe.
Ainda pequeno, mudei com a família para o bairro da Estância, Recife, onde passei boa parte da infância, mudando para o bairro de Casa Forte quando tinha onze anos, tendo passado toda a minha adolescência neste bairro, que é vizinho de Casa Amarela.
Neste bairro fiz o ginásio (atual Ensino Fundamental) até a terceira série, iniciando o supletivo primeiro grau em 1969. Concluí o ginásio em 1974 através do ensino supletivo.
Escolaridade
Primário:
Educandário São José, no bairro de Casa Amarela, em Recife;
Instituto Humberto de Campos (já extinto), no bairro da Estância, em Recife;
Primeiro Grau (Ginasial):
Colégio Bandeirantes (já extinto), no bairro de Casa Amarela, em Recife-PE;
Colégio Estadual de Pernambuco, Anexo Regueira Costa, no bairro da Encruzilhada, em Recife;
Colégio São João, no bairro da Madalena, em Recife;
Escola Batel, no bairro de Jardim São Paulo, em Recife;
Centro de Ensino Supletivo de Pernambuco, em Recife-PE – Conclusão do primeiro grau através de Ensino Supletivo.
Segundo Grau:
Centro de Ensino Supletivo de Pernambuco, em Recife-PE
Centro de Ensino Supletivo do Paraná, em Curitiba-PR
Cursos realizados:
Aperfeiçoamento Para Motorista Rodoviário - SENAI, Recife-PE, 1976;
Técnicas de Supervisão - SENAI, Recife-PE, 1978
Liderança de Reuniões - SENAI, Recife-PE, 1978
Conta 1 (Contabilidade) - Banco do Brasil, DESED, Recife-PE, 1981
Medidor de Cronoanálise - Banco do Brasil, CEDIP São José dos Pinhais-PR, 1992
Casamento e filhos
Casei em 1976 com Angela Maria Guedes Brayner, de Recife, com quem tive três filhos: George Brayner de Barros (8 de fevereiro de 1977), Thiago Brayner de Barros (8 de setembro de 1978) e Gisele Brayner de Barros (25 de maio de 1980). Me divorciei em 1992.
Trabalhos
Comecei a trabalhar aos onze anos com meu pai em sua pequena mercearia no bairro de Casa Forte. Aos quatorze anos, fui contratado, como aprendiz de balcão, pelas "Casas José Araújo S. A.", rede de lojas de tecidos e confecções do Recife. Trabalhei seis meses ali.
Depois, passei um período de três anos como vendedor autônomo de livros, cartões de descontos e loterias.
Aos dezoito anos, fiz o Recenseamento Geral, pelo IBGE, entre setembro e outubro de 1970, mês em que faleceu meu pai.
Com sua morte, deixei o IBGE para cuidar da mercearia que ele deixou. Em dezembro de 1970, diante de meu fracasso na mercearia, comecei a trabalhar nas Lojas Paulista (Alberto Lundgren Tecidos S. A.), onde fiquei por dezoito dias.
A partir de então, por dois anos, passei a exercer atividades de escriturário em um curso supletivo, em Casa Amarela, de maneira quase informal: sem carteira assinada, sem salário definido...
Em 1972, março, comecei a trabalhar no Mercado Moderno (Supermercado Comprebem) em Recife, onde fiquei até setembro de 1973. Daí, fui trabalhar em uma financiadora de São Paulo (Audi Promotoras de Vendas) em pontos de atendimento montados em lojas de Recife, ficando até início de 1974, quando fui trabalhar na Cia. Aymoré de Crédito, Financiamentos e Investimento (Banco Aymoré, do Grupo Holandeses Unidos, hoje ABN-Amro Bank), ficando pouco mais de um mês, saindo para assumir o cargo de pesquisador no IBGE por treze meses.
Ao sair novamente do IBGE, comprei um táxi e desempenhei a função de motorista autônomo por três anos, até abril de 1978. Durante o tempo em que trabalhei com o táxi, desempenhei, paralelamente, funções de pesquisador para o IBGE (PNAD, Censo Agrícola e Censo Industrial), promotor de vendas na Sociedade de Moagens do Recife (Café São Paulo) e vendedor-pracista da Cativa S. A. Produtos Alimentícios (em Vitória de Santo Antão-PE).
Em 1978, saindo da Cativa, já sem o táxi, depois de um período de quatro meses desempregado, fui contratado pelo IBGE como agente de coleta, na Agência Recife, no mês de setembro.
Em outubro de 1980, entrei, por concurso público, no Banco do Brasil, tendo trabalhado nas cidades de Vitória de Santo Antão-PE, Recife-PE, Angicos-RN e Curitiba-PR, saindo em maio de 1995.
Passei a trabalhar por conta própria como produtor cultural, poeta, oficineiro e publicitário free-lancer em Curitiba até janeiro de 2000, quando voltei a residir no Recife. Em abril do mesmo ano, comecei a trabalhar como diagramador e programador visual para um escritório de produção gráfica (Paulo Rocha Criações) em Recife, ficando lá até julho de 2003.
Em agosto de 2002, assumi como técnico bancário na Caixa Econômica Federal, no Recife, como resultado da aprovação em concurso público de 2000.
Vida como poeta
Escrevendo desde a adolescência, comecei, a partir de 1976, a participar de eventos ligados a poesia e arte postal/experimental. A partir de 1987, comecei a publicar poemas em diversos jornais, no Brasil e em Portugal. Em 1989, publiquei o livro “Fênix” pela Arte Quintal de Belo Horizonte-MG; em 2001, publiquei “Poesia”, junto com Paulo Rocha, Edições Tiê, Recife-PE. Desde 1990, publiquei poemas em várias antologias poéticas no Brasil, Cuba e Estados Unidos da América (Bluffton College - Ohio), além de participar de vários eventos no Brasil (Congressos Brasileiros de Poesia, Nova Prata-RS e Bento Gonçalves-RS), Salões de Poesia (Montes Claros-MG), Encontros de Escritores (Garibaldi-RS, Farroupilha-RS, Nova Roma do Sul-RS, Registro-SP e Olinda-PE).
Criei/desenvolvi os projetos "Pise Poesia" (Maringá-PR, Curitiba-PR, Registro-SP, São Paulo-SP, Olinda-PE, Nova Roma do Sul-RS, Nova Prata-RS, Bento Gonçalves-RS, Farroupilha-RS); "Poesia na Vidraça" (Recife-PE, Olinda-PE, Nova Prata-RS, Nova Roma do Sul-RS, Farroupilha-RS, Bento Gonçalves-RS, Montes Claros-MG); “Disque-Poesia: 200.2626” (Curitiba-PR); "Tem Poesia no Meio do Caminho" (Curitiba-PR); "Poesia Nossa de Cada Dia (programa radiofônico diário, na Rádio Educativa de Curitiba-PR); "Buffet de Poesia" (Curitiba-PR, Bento Gonçalves-RS, Nova Roma do Sul-RS, Belo Horizonte-MG)
Livros/Trabalhos Publicados
• Punhesias - Edição artesanal, do autor, Recife-PE, 1976;
• Fênix - Editora Arte Quintal, Belo Horizonte-MG, 1989;
• Cartões Poéticos - Edição do Autor, Curitiba-PR, a partir de 1991;
• Buffet de Poesia - Edição do Autor, Curitiba-PR, 1996;
• Poesia (com Paulo Rocha) - Edições Tiê, Recife, 2001.
Antologias (Participações)
• Alguns Poetas Brasileiros - AABB Recife-PE, 1987;
• 50 Anos da AABB Recife - AABB Recife-PE, 1989;
• Poesia e Liberdade - Edições Maria - Juiz de Fora-MG, 1989;
• Poeta, Mostra Tua Cara - Volume 4 - Prefeitura Municipal de Nova Prata-RS e Jornal Garatuja, Bento Gonçalves-RS, 1992;
• Multipostais VI e IX - Equipe Bruscky & Santiago, Recife-PE, 1992 e 1995;
• Antologia da Nova Poesia Brasileira - Fundação Rio/Editora Hipocampo, Org. Olga Savary, Rio de Janeiro-RJ, 1992;
• International Poetry - Edição Teresinka Pereira - Bluffton College, Ohio-USA.
Congressos/Encontros (Participação)
• Feira do Livro de Maringá - Maringá-PR, 1989;
• Congressos Brasileiros de Poesia - Nova Prata-RS, 1990, 91 e 1992 e Bento Gonçalves-RS, 1996 e 1997;
• Encontro Nacional de Cultura - Registro-SP, 1990;
• 3º Encontro Estadual de Escritores - Garibaldi-RS, 1990
• 1ª, 2ª, 3ª e 6ª Semana Oscar Bertholdo de Poesias - Nova Roma do Sul-RS, 1991, 1992, 1993 e 1997;
• Encontro Nacional de Escritores - Farroupilha-RS, 1992;
• Salões Nacionais de Poesia - Psiu Poético - Montes Claros-MG, 1993, 1994, 1995 e 1996;
• Semana de Letras da Faculdade Tuiuti - Curitiba-PR, 1996;
• Festa do Livro - SESC Esquina e SESC Terceira Idade - Curitiba-PR, 1996.
Projetos/Eventos (Participação)
• Madrugal - Calçadas do Bar Mustang, Exposição Coletiva de Arte Espontânea, Organizada pela Equipe Bruscky & Santiago, Recife-PE, 1975;
• I Exposição Internacional de Arte Correio do Recife - Edifício Sede dos Correios em Recife-PE, 1975. Org. Bruscky & Santiago.
• I Festival Bancário da MPB - Sind. Bancários - Recife-PE, 1982
• Prêmio Pernambuco Música-Hoje 82 - Limoeiro-PE, 1982;
• Prêmio Pernambuco Música-Hoje 83 - Vitória de Santo Antão e Recife-PE
• Terça Arte Magia - Organização Viviane Grahl, Bar Penny Lane, Curitiba-PR, 1989;
• Dicionário de Poetas Contemporâneos - Colaborador no Paraná - Edição 1990 -Organização Francisco Igreja - Rio de Janeiro-RJ, 1989;
• Proesia - Organização AABB Belo Horizonte e Agências do BB - Belo Horizonte-MG, 1989
• Movimento/Jornal Poemia - Coordenação/Administração do Projeto em Curitiba, sob organização geral de Marcelo Miguel - Curitiba-PR e São Paulo-SP, 1989/1991;
• I Procissão Poética de Curitiba - (Idealização e Organização) - Curitiba-PR, 1990;
• International Mail Art Exhibition Neutral Gound - Regina-SK, Canadá, 1989;
• Varando A Noite II - Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba-PR, 1990;
• Sala Poesia - Bar Ponto Final - Curitiba - Coordenação e Administração - Curitiba-PR, 1990/1991;
• Tempos e Espaços do Abismo 3 - Projeto Cultural Jomard Muniz de Brito - Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa-PB, 1990;
• XXV FEMUP (Festival de Música e Poesia) Paranavaí-PR, 1990 e 1991;
• 1ª Mostra Alternativa na Cidade de Olinda - Trópicos Utópicos - Organização NACO - Núcleo de Arte Contemporânea de Olinda - Olinda-PE, 1991;
• Dia do Poeta (4 de outubro) - Secretaria de Cultura do Paraná - 1991;
• Semana Carlos Barros - Espaço Bar Poemia - Bairro do Bixiga, São Paulo-SP, 1992.
Trabalhos Publicados em (verso e prosa)
• O Estado do Paraná (Jornal) - Ed. O Estado do Paraná - Curitiba-PR;
• Garatuja (Jornal) - Edição Ademir Bacca - Bento Gonçalves-RS;
• Blocos (Jornal) - Edição Urhacy Faustino e Leila Míccolis - Rio de Janeiro-RJ;
• Diversos Caminhos (Coluna Cultural ) - Edição Zanoto - Varginha-MG;
• Sinal Verde (Coluna Cultural) - Edição Jaime Vieira - Maringá-PR;
• O Capital (Jornal) - Edição Ilma Fontes - Aracaju-SE;
• Indústria e Comércio do Paraná (Jornal) - Editora Indústria e Comércio - Curi-tiba-PR
• Jornal do Commércio (Jornal) - Editora Jornal do Commércio - Recife-PE;
• Revista A Idéia - Edições A Sementeira - Lisboa, Portugal;
• O Bedelho (Jornal) - Portimão, Portugal;
• International Poetry (Fanzine) - Edição Terezinka Pereira - Bluffton College, Ohio-USA;
• Comunicarte (Folha de Poesia Visual) - Edição Hugo Pontes - Poços de Caldas-MG;
• Nicolau (Jornal) - Edição Secretaria de Cultura do Paraná - Curitiba-PR;
• Rádio Educativa FM - Curitiba-PR;
• Literarte (Jornal) - Edição Arlindo Nóbrega - São Paulo-SP;
• Mulheres Emergentes (Jornal Mural) - Edição Tânia Diniz - Belo Horizonte-MG;
• Poemia (Jornal) - Edição Marcelo Miguel - Curitiba e São Paulo;
• Gazeta da Vila Isabel (Jornal) - Editora Falas e Rimas - Curitiba-PR;
• Gazeta da Água Verde (Jornal) - Editora Falas e Rimas - Curitiba-PR.
• Blocos.Net (www.zaz.com.br/blocos) – Rio de Janeiro-RJ
• BRPress (www.brpress.com.br) – Rio de Janeiro-RJ
• Yahoo Notícias (www.yahoo.com.br)
• LaEstrada (http://www.laestrada.blogger.com.br/)
Prêmios/Comendas Recebidos
• Prêmio Pernambuco Música-Hoje 83 - 2º lugar, Vitória de Santo Antão-PE, 1983;
• I Concurso Nacional de Poesias AABB Recife - Selecionado para Antologia, Recife-PE, 1987;
• I Concurso Nacional de Poesias Fernando Pessoa - Menção Honrosa - Juiz de Fora-MG, 1989;
• Votos de Aplausos - Câmara Municipal de Curitiba, Sessão de 9 de maio de 1989 - Curitiba-PR, 1989;
• Concurso Nacional de Poesias da Revista Almanaque (Associação dos Funcionários da Agência Centro do Banco do Brasil em São Paulo) - 1º lugar - São Paulo-SP, 1991.Recolher