Pai ajudou a fundar o Colégio Novo Ateneu. Abandono do pai e reencontro 25 anos depois. Compra do apartamento em Curitiba. Morte do pai. UFPR. Nomeação como professora aos 16 anos. Banho na escola? Só pode ser comunista. Participação na Juventude Universidade Católica e militância. Golpe de 1964. Ação Popular na universidade e periferia. Pesquisa no norte do Paraná. Vinda para SP com nome falso. Pós Graduação em Sociologia na Maria Antônia. PRT. Desmontando a Educação Moral e Cívica. Revolução na escola. Amigos sendo presos e outros com foto no jornal escrito “procura-se”. Demissão. Tradução dos conceitos de Ciências Políticas para alunos de escola pública. Morte de Hiroaki Torigoe. Prisão. Scavone procurado e relacionamento. Bolo no carro desapropriado. Artur preso. Presa na OBAN. Vigiada. Concurso em Londrina. Puc progressista. Apesar da cultura, a cultura era forte. O movimento da anistia em Londrina. Volta pra SP e CENAFOR. A mãe, Dona Nena, ajudava do jeito dela. Pesquisa com bóias-frias. Luta pela Anistia. Oposição Sindical Metalúrgica. Morte do Santo Dias e Movimento pela carestia liderado por mulheres. Casamento e filha.  Anos em Curitiba. Luiza Erundina. Pesquisas na FEBEM e hip-hop. Colômbia e Tese de Mestrado. A história do Alex. Aposentadoria. Relação com a filha e o neto. Curso de Psicanálise. Força para lutar.