resumo

José Libério fala de sua infância em Abaeté (MG) e a mudança para Vila Propício (GO), antes de sua família instalar-se em Sobradinho. Foi alfabetizado por uma de suas irmãs e só frequentou escola formal aos doze anos, já no DF. Foi bem nos estudos e passou num concurso para aprendiz de marinheiro: ficou doze anos na Marinha até pedir baixa como terceiro sargento. Retornou a Brasília, foi admitido, por concurso, como professor na Fundação Educacional do Distrito Federal, filiou-se ao SINPRO-DF e participou da histórica greve de 1979. Em razão desse movimento, foi demitido juntamente com outras 38 lideranças. A demissão foi depois revertida e Libério candidatou-se à presidência do sindicato. Foi eleito e reeleito para dois mandatos consecutivos.

história

A primeira [escola formal] foi em Sobradinho. Eu e meu irmão mais velho dos homens, o Cirilo, fomos estudar em uma escolinha do governo em Sobradinho, e começamos na segunda série do primário, nós não fizemos a primeira. Eu tive uma professora chamada Miriam que marcou meus estudos. Ela era mu...Continuar leitura



imagens (2)

get_date(); ?>

Ato público

data (ou período): Ano 1984 Imagem de:José Libério Pimentel

fechar

Aniversário de um ano da neta

José Libério, ao centro de camisa cinza, no aniversário de um ano da neta Mariana, filha de Vinícius. José Libério tem dois filhos, Vinícius e Maria Cecília, ambos médicos.

história: Disputa voto a voto
tipo: Fotografia

Ato público

Ato público contra o aumento do preço da passagem de ônibus.

período: Ano 1984
história: Disputa voto a voto
tipo: Fotografia

história na íntegra


opções da página