resumo

José Divino de Souza nasceu no dia 02 de junho de 1947, na cidade de Francisco Sá, norte de Minas Gerais. Relata que teve uma infância pobre, e se lembra bem que pairava sobre os moradores o medo da doença de Chagas. Foi o dinheiro recebido de um bolão na Copa do Mundo de 1962 que permitiu ele que viesse para São Paulo. Depois de muitas histórias na capital, mudou-se para São José dos Campos (SP) onde entrou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), antiga Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), no dia 07 de janeiro de 1970, às 8:42 da manhã. Trabalhou 48 anos na instituição, colecionou histórias, amigos e lembra de sua participação como funcionário e integrante do UTI – Universitários do Teatro do INPE, com o personagem Zé Pretinho.

história

Eu trabalhei 48 anos no INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Pelo tempo de serviço prestado, sei que a minha meta já foi cumprida dentro da instituição. Eu agradeço a oportunidade. Tive uma infância muito sofrida, vivida numa cidade muito pobre, onde nós tínhamos problemas com ...Continuar leitura



imagens (7)

get_date(); ?>

Projeto SACI - Rádio e Televisão

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:José Divino de Souza

get_date(); ?>

Trecho do livro - "Também se fala com os pés"

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:José Divino de Souza

get_date(); ?>

Divino puxa fio telefônico

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:José Divino de Souza

get_date(); ?>

Encenação da peça teatral “Pindura Saia”

data (ou período): Ano 1973 Imagem de:José Divino de Souza

fechar

Projeto SACI - Rádio e Televisão

Ariene Pires (esq.) e Romeu Sanchez. Romeu estava tirando informações de Ariene sobre trabalhos de campo. Ariene foi a pessoa que indicou o nome de Divino para trabalhar no antigo INPE. Na época, Divino disse que passava fome.

período: Ano 1976
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Trecho do livro - "Também se fala com os pés"

Trecho do livro que descreve como Graça Melo, produtor teatral e de TV, encontrou José Divino para atuar em peça teatral no INPE como Zé Pretinho.

período: Ano 2014
crédito: PANDOLPHI, Maurício. Também se fala com os pés: me
tipo: Documento

Divino puxa fio telefônico

José Divino de Souza, até antes de se aposentar, trabalhou na área de telefonia do INPE. Na foto, Divino está no Ginásio da ADC, perto das arquibancadas, puxando fio telefônico. Não se sabe ao certo o contexto no momento da foto. Mas possivelmente a foto foi tirada nos anos 90 ou antes. Pode ter sido durante algum evento comemorativo, pois está com roupa social e eventos deste tipo, voltados aos funcionários, costumam ser realizados neste ginásio.

período: Ano 1990
crédito: INPE
tipo: Fotografia

Gaiatices do Divino

Festa Junina da ADC do INPE. José Divino de Souza está à esquerda ao lado dos noivos Miriam Vicente e Acioli Antonio Olivo.

crédito: INPE
tipo: Fotografia

Gaiatices do Divino II

José Divino de Souza sempre presente nas festas juninas da ADC do INPE. Para assumir a interlocução e protagonismos em festas e momentos de descontração, Divino sempre esteve disponível e atuante.

crédito: INPE
tipo: Fotografia

“Estreia de ‘Pindura Saia’: Repercussão e Depoimentos

Matéria do jornal Espacial, uma ex-publicação do INPE, repercute a estreia da peça de teatro “Pindura Saia”, encenada pelo grupo Universitários de Teatro do INPE, em 18 de dezembro de 1972, na Sala Veloso, em São José dos Campos, auditório da antiga Câmara Municipal de São José dos Campos. Entre os atores, estava José Divino dos Santos, funcionário do INPE, que atuou como Zé Pretinho. O trabalho teatral dirigido por Graça Melo estava vinculado ao Projeto Satélite Avançado de Comunicação Interdisciplinar (SACI), projeto experimental do INPE que tinha como objetivo transmitir aulas gravadas em rádio e TV, algumas incluíam encenações teatrais, para alunos do fundamental, até a 4ª série, de escolas públicas de várias cidades do Rio Grande do Norte.

período: Ano 1973
crédito: Jornal Espacial/INPE
tipo: Documento

Encenação da peça teatral “Pindura Saia”

A imagem mostra grupo Universitários de Teatro do INPE encenando peça Pindura Saia, dirigida por Graça Melo, e da qual participou José Divino de Souza, funcionário do INPE, na época da área de jardinagem, que representou o personagem Zé Pretinho. Não há informação de quem são os personagens e atores que estão na foto. É possível que um dos braços que aparecem na foto seja do Divino.

período: Ano 1973
crédito: INPE
tipo: Fotografia

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto CEMADEN Depoimento de José Divino de Souza Entrevistado por Paulo Scada e Antônio Yuki Ueta (?) São José dos Campos, 28/02/2019 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV720_José Divino de Souza Transcrito por Liliane Custódio MW Transcrições P/1 – Bom, primeiro eu queira agradecer a ...Continuar leitura



Título: Divino, Zé Pretinho! Quarenta e oito anos de INPE

Data: 28/02/2019

Local de produção: Brasil / São Paulo / São José Dos Campos

Personagem: José Divino de Souza Entrevistador: Paulo Escada Entrevistador: Antonio Yukio Ueta Autor: Museu da Pessoa

opções da página