Por desobediência da mãe às recomendações do médico, nasceu Jesus Teixeira – o Dom Mário. Quarto filho dentre os 21 irmãos, ainda aos nove anos de idade sai da tranquila cidade de nascimento, Iguatu, rumo à Grande São Paulo, a fim de cursar o Seminário Menor. Aprendeu latim, alemão e cursou Filosofia e Teologia. Em sua longa jornada como frade, tornou-se Bispo Diocesano da cidade mineira de Itabira, onde hoje continua sua luta pelo desenvolvimento dessa cidade que tanto ama. Aliando a luta política e os preceitos religiosos, Dom Mario encontrou um meio para alcançar os objetivos comuns da comunidade.

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias da Companhia Vale do Rio Doce Entrevista de Jesus Teixeira Gurgel (Dom Mário) Entrevistado por José Santos Itabira, 01/06/2001 Realização Museu da Pessoa Código da entrevista: CVRD_HV079 Transcrito por Neuza Guerreiro de Carvalho Revisado por Ligia Furlan P//1 – Boa noite...Continuar leitura

Título: União, política e religião!

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Itabira

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Jesus Teixeira Gurgel