Nascido em 1934 em Minas Gerais, Sebastião Curió se formou como aspirante a oficial pela escola militar, inspirado pelos filmes de ambientação em guerra durante a infância. Já durante o regime militar no Brasil, Curió se torna uma forte peça no governo, sendo responsável por comandar atividades no Serviço Nacional de Inteligência. Entre seus feitos mais conhecidos estão comando à repressão da Guerrilha do Araguaia, nos anos 1970, e a pacificação dos garimpos de Serra Pelada, nos anos 1980. Contrariando a própria visão de que o militar não deve servir à política, torna se deputado ainda nos anos 1980 e, posteriormente, prefeito de Curionópolis, cidade do Pará batizada com seu nome.

Sebastião Curió Rodrigues de Moura

Max de Alencar Araripe com Marlis (Secretária de Joel Mendes Rennó), Terezinha de Castro Shirage (Taquígrafa) e Bertha de Mello Vilhena (Taquígrafa). Rio de Janeiro,

local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo Pessoal