Em seu depoimento o rapper e produtor cultural Ruberval fala sobre a origem dos pais, nascidos na Bahia, mas que migraram para São Paulo no início do casamento. Lembra da primeira casa em que moravam, das brincadeiras preferidas e das escolas em que estudou. Recorda o primeiro trabalho como entregador de flores de uma floricultura da região onde moravam. Em seguida, fala sobre o primeiro emprego como office-boy. Conta que na adolescência começa a se interessar por música e junto com amigos começou a se apresentar em lugares públicos. Ele lembra o início, com o grupo O Credo e as apresentações que faziam na boate Cais, na Praça Roosevelt e no Metrô São Bento. Descreve o início do movimento rapper e hip hop em São Paulo: os grupos, as performances e a aceitação do público para este tipo de música.

Meu nome é Ruberval Marcelo da Silva Oliveira, nasci dia 6 de janeiro de 1968, em São Paulo, capital. Meus pais são da Bahia: Eutímeo Lopes de Oliveira e Evilásia da Silva Oliveira. São Paulo era o sul maravilha, era o sonho de prosperidade de todo migrante, lógico que essa dinâmica do ter u...Continuar leitura