O Projeto memória Local na Escola, é um momento oportuno de aproximar a escola da comunidade onde ela está inserida, valorizar a memória através da história de vida é algo muito importante neste projeto.
Fazer um resgate da história do bairro, e fazer um registro oral deste resgate é realm...Continuar leitura
O Projeto memória Local na Escola, é um momento oportuno de aproximar a escola da comunidade onde ela está inserida, valorizar a memória através da história de vida é algo muito importante neste projeto.
Fazer um resgate da história do bairro, e fazer um registro oral deste resgate é realmente algo muito importante. Ter a oportunidade de construir histórias a partir de entrevista com um depoente que mora no bairro, fazer um resgate através de pesquisas, fotos, leituras, proporcionar aos alunos que tenham contato com a história do local onde vivem, e ao mesmo tempo poderem falar sobre sua história é algo fundamental para que possamos falar em uma educação voltada para a cidadania.
Envolver os alunos em todas as etapas, e fazer com que acreditem no trabalho é algo primordial, são ainda pequenos, uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, mas em cada atividade proposta, em cada sequência de desenho realizado, em cada texto coletivo ou individual houve comprometimento, pois todos queriam dar o seu melhor.
Elaboraram as perguntas para a entrevista com seriedade, fizeram um convite e cartazes preocupados com o que iria acontecer. Todos os vinte e cinco alunos desta turma estão de parabéns, cada um deu a sua contribuição, esta é a razão do sucesso, quando sabemos e aprendemos a trabalhar em grupo e comprometidos com o que fazemos. E durante e após a entrevista realizaram as atividades de escrita e os desenhos com seriedade, estou muito orgulhosa de vocês.
Ao nosso depoente, o Senhor José do Carmo, o nosso muito obrigado, o relato que ele fez com certeza ficará registrado para sempre, deixou as crianças e a todos que ali estavam com vontade de voltar no tempo e conhecer o rio limpo.
Ao Marcelo, nosso diretor, as coordenadoras Rosana e
Caren, a Nair, pelo apoio e ajuda durante e depois da realizaçãodo projeto. As professoras Kátia e Cida e a Cris pelo apoio e ajuda em todas as vezes que precisamos.
Enfim, a todos que direta ou indiretamente fizeram parte deste projeto.
Que as memórias sejam valorizadas, que seja permitido recordar, para que possamos juntos construir nossa identidade.
Foi um trabalho realizado na EMEB Professor Salvador Gori, localizada no Bairro Cooperativa - São Bernardo do Campo - SP.
Professora Rita – novembro/2011.Recolher