O seu Francisco começou a correr em 1988, tinha na época 55 anos. Casado com a Sra. Luzia Nakao e pai de José, Miriam, Meire e Francisco. E porque começou a correr? A motivação veio dos colegas do curso de condicionamento físico da Escola de Educação Física da USP que frequentava já a ...Continuar leitura
O seu Francisco começou a correr em 1988, tinha na época 55 anos. Casado
com a Sra. Luzia Nakao e pai de José, Miriam, Meire e Francisco. E porque começou a correr?
A motivação veio dos colegas do curso de condicionamento físico da Escola de Educação Física da USP que frequentava já a bastante tempo.
Nessa época a corrida era pouca, fazia parte de uma série de exercícios do curso. Com o aumento da responsabilidade na condução do seu negócio: o comércio de cosméticos em três grandes lojas; estava aumentando em muito seu nível de stress. A solução foi correr, não dos problemas, mas para a saúde.
A primeira corrida foi a Volta da USP, 10 km percorridos em 45 minutos, chegando em terceiro lugar na sua faixa etária. Era só alegria. A partir daí seu Francisco passou a integrar o ranking da Corpore.
Para quem não conhece, são 12 provas contando pontuação e os cinco primeiros são premiados com uma placa comemorativa.
Ele já tinha 59 anos quando ganhou em 2003 o quinto lugar. Como isso foi possível? Qual o segredo? Nenhum, meus queridos leitores. Tão somente treino. No começo treinava com uma equipe de corredores seis vezes por semana, treino de uma hora. Após muito treino começou a participar de meias-maratonas e maratonas. Hoje aos 76 tem no seu currículo 240 provas sendo 12 maratonas e 21 meia-maratonas. Em função da experiência adquirida e do desgaste natural da cartilagem do femur dedica-se a orientar gratuitamente iniciantes como eu e outros na alegria de correr.
Já são vários testemunhos de colegas que agradeceram suas orientações, entre ele o Sr. Reinaldo que saiu do sedentarismo e já concluiu uma maratona, depois de muito treino. Seu único problema é a tal cartilagem, sua condição física está muito bem. Concluiu mais uma vez a Volta da USP, não atendendo a orientação médica, fazendo 10 Km em 59 minutos e ficando em terceiro lugar na sua faixa etária (75 a 80).
Encerrando sua trajetória até aqui na mesma corrida que começou a exatos 25 anos. Encerrou mesmo? Eu espero que não. Dentro em breve seu Franscisco passará por nova avaliação com a equipe de médicos do São Paulo Futebol Clube. E quem sabe ele não vai correr de novo.Recolher