José Bernardo da Silva, nasceu em doze de fevereiro de mil, novecentos e quarenta e dois, na cidade de Itabaiana no estado da Paraíba. Seus pais eram pobres e trabalhavam na roça, a sua casa era feita de sapé, utilizavam a luz de lamparina.
Ele era uma criança muito agitada, gostava de correr,...Continuar leitura
José Bernardo da Silva, nasceu em doze de fevereiro de mil, novecentos e quarenta e dois, na cidade de Itabaiana no estado da Paraíba.
Seus pais eram pobres e trabalhavam na roça, a sua casa era feita de sapé, utilizavam a luz de lamparina.
Ele era uma criança muito agitada, gostava de correr, de brincar de esconde-esconde, nadar nos rios e também jogava futebol com bola feita de meia e se divertia com os amigos.
Dona Maria Augusta, foi a pessoa que lhe ensinou o ABC embaixo de uma árvore. Na época ela era paga pelos pais para ensinar as crianças, pois não havia escola por perto.
Com o passar dos anos mudou-se para a cidade de Pompéia onde tinha escola. Nela as crianças estudavam numa única sala, onde cada fileira era uma série diferente. Sua primeira professora chamava-se Ivete.
Certo dia ele ficou assustado porque viu o diretor conversar com a sua professora e olhavam para ele.
Bernardo ficou sabendo que na verdade,
foi escolhido para recitar o poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias. Nesse dia saiu da escola radiante e nem se deu conta do longo trajeto até sua casa. Como iria apresentar no dia seguinte ele passou a noite decorando o poema à luz de lamparina. Ele recitou o poema corretamente.
Na juventude Bernardo e seus amigos se divertiam indo a missa, a catequese. Aos vinte e um anos foi embora para São Paulo onde trabalhou numa indústria farmacêutica e morava em pensão. Ele queria cursar Agronomia mas devido a situação financeira não conseguiu, e teve que fazer o curso de Administração de Empresa.
Alguns anos depois,conheceu uma moça bonita, pela qual se apaixonou, casaram e vieram morar em Sorocaba, no Bairro do Éden, onde moram até o dia de hoje.
Cansado de viajar para trabalhar em São Paulo todos os dias, e com sua mulher trabalhando fora. Ele resolveu abrir sua primeira loja de material para construção aqui no Éden, para ensinar seus filhos que na época eram adolescentes, a trabalhar com o pai.
O bairro era pequeno, não existiam os bairros vizinhos, somente um mercadinho, um banco e só uma escola. A ruas em sua maioria eram de terra. Com o passar do tempo abriram-se mais comércios, as ruas foram asfaltadas, construíram mais escolas públicas, e o bairro cresceu.
Atualmente Bernardo tem mais uma loja, que cuida com o auxilio dos seus filhos e de sua esposa, ele foi eleito o presidente da Comunidade Kolping, onde é oferecido vários cursos profissionalizantes para os moradores do bairro e adjacências.
O seu maior sonho é melhorar a vida das pessoas: “tendo mais acesso a cultura, a educação e principalmente que cada família tenha um lar digno para morar”.
E.M. Professor Oswaldo de Oliveira
Cristiane Pereira de Camargo Moraes e Sonia Maria Carvalho Pinho
4ª série FRecolher