Projeto Memória Local - Sorocaba - 2011
E.M Vinculada Genebra
Professora Fabiana Spinardi
4ª Série E
Juliana Mara Ribeiro nasceu no sertão de Minas Gerais. Era uma fazenda, numa cidade bem pequena, era um lugar muito pobre e muito ruim de morar. Ela tinha 12 irmãos e no último parto sua mãe...Continuar leitura
Projeto Memória Local - Sorocaba - 2011
E.M Vinculada Genebra
Professora Fabiana Spinardi
4ª Série E
Juliana Mara Ribeiro nasceu no sertão de Minas Gerais. Era uma fazenda, numa cidade bem pequena, era um lugar muito pobre e muito ruim de morar. Ela tinha 12 irmãos e no último parto sua mãe morreu porque não tinham carro para levá-la até o hospital. O bebê morreu quinze dias depois, seu pai morreu um ano depois.
Quando sua mãe morreu, seu pai entregou o bebê e a Juliana para a sua madrinha cuidar. A madrinha era rica e não tinha nenhum filho, sua família era pobre e tinha muitos filhos. Ela ganhou uma boneca, roupas e sapatos de sua madrinha, e em troca deveria morar com a madrinha, mas ela devolveu tudo e voltou para a casa, para morar com suas irmãs e irmãos.
Ela foi e voltou da casa da madrinha várias vezes, ela brigou muito com a madrinha, era uma adolescente rebelde, queria usar calça comprida, usar roupas curtas, justas e decotadas, fumar, enfim tudo o que não podia fazer naquela época.
Quando ficou mais moça foi trabalhar em casas de família como empregada doméstica.
Um dia conheceu uma pessoa na igreja que disse que tinha uma amiga em São Paulo precisando de uma moça para brincar com seus filhos. Na época, todo mundo sonhava em ganhar a vida em São Paulo, e ela foi morar na casa dessa mulher.
Chegando a São Paulo forma fazer seus documentos porque ela não tinha nem certidão de nascimento. Sua mãe tinha dado o nome de Maria José e ela resolveu mudar para Juliana Mara. Essa mulher era como uma mãe para ela.
A Juliana conheceu um rapaz chamado Wantuil e resolveu casar-se com ele. A mulher para quem ela trabalhava comprou o vestido de noiva na Rua São Caetano em São Paulo e todo o seu enxoval, mas a Juliana ficou grávida no noivado, a mulher não aceitou e deixou-a na porta da igreja na hora da marcha nupcial e foi embora, na foto só aparece o braço dela embaixo do guarda-chuva porque chovia naquele dia.
Ela teve dois filhos, a Rosilene e o Júnior. O casamento foi como ela sonhava, teve vários problemas que todo casamento tem, mas ela é feliz com tudo o que teve e o que tem.
A Juliana trabalhou na nossa escola durante seis anos, ela amou trabalhar aqui e amou todas as crianças que estudaram aqui, quando encontra alguma criança na rua elas gritam: - Oi Ju, oi Ju
- e correm abraçá-la e beijá-la.
Ela disse que todo mundo tem sonhos, o seu sonho era voltar a trabalhar e também viver até os 80 anos.
Ela é feliz e satisfeita com a sua vida.Recolher