IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Fernando Cândido Felix, nasci em 9 de março de 1979, em São José dos Campos. INGRESSO NA PETROBRAS Eu ingressei na Petrobras no ano de 2000, no Processamento de Soldagem. Sou funcionário terceirizado. PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E o serviço de solda é u...Continuar leitura
IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Fernando Cândido Felix, nasci em 9 de março de 1979, em São José dos Campos.
INGRESSO NA PETROBRAS Eu ingressei na Petrobras no ano de 2000, no Processamento de Soldagem. Sou funcionário terceirizado.
PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E o serviço de solda é um serviço perigoso e importante. Se acontecer alguma coisa na solda que você fez, tudo cai em cima de você. Porque é uma coisa muito séria, produtos químicos vão passar dentro. Se você não fizer a solda do jeito padrão que querem você é desqualificado. A gente tem um certificado de solda de qualificação durante seis meses, e cada solda que você faz é radiografada. Se essa solda cair, você é desqualificado. Tem uma certa tolerância no processamento de solda que venha a cair, mas se exceder, você perde a qualificação.
CULTURA PETROBRAS Eu moro em Cosmópolis, uma cidade vizinha daqui, e para mim é muito bom trabalhar aqui. Eu não tenho do que me queixar. É gratificante trabalhar na Petrobras pelo companheirismo que você com os
colegas de trabalho que conhece no decorrer dos anos em que vai trabalhando.
A importância de trabalhar na Replan é que meu desejo foi sempre trabalhar dentro de uma refinaria. A partir do momento que eu consegui isso, para mim é um grande mérito.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu era caminhoneiro e resolvi mudar de profissão, foi aí que entrei nessa refinaria. Eu entrei como ajudante, e aqui vi que a solda era um ramo bom para mim. Eles me deram chance e consegui me qualificar. É por isso que eu gosto muito de trabalhar aqui dentro. E a refinaria para mim é uma empresa muito boa.
SINDICATO UNIFICADO DE SÃO PAULO – REGIONAL CAMPINAS Eu não sou sindicalizado, mas pertencemos aos representantes do sindicato aqui de Paulínia. Não sei se é CUT, não sei bem.
Mas as nossas reivindicações são feitas pelo sindicato. Ele vem aqui quando há irregularidade, faz assembléia. A gente fala o que está ocorrendo nas empresas, o piso salarial, o assunto que for, e ele briga pela gente.
MEMÓRIA PETROBRAS Eu acho legal esse projeto de contar a história dos trabalhadores porque muitas coisas que acontecem, passam e ninguém vê. Isso que vocês fazem é legal, relatar, fazer uma história sobre os trabalhadores, sobre a refinaria.Recolher