LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!
ORIGENS
Do nome de uma heroína de radionovela surgiu a inspiração da menina Irany, que prometera que ao crescer e se casar daria o mesmo nome para sua primogênita. Em meados do início do século XX, as radionovelas desem...Continuar leitura
LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!
ORIGENS
Do nome de uma heroína de radionovela surgiu a inspiração da menina Irany, que prometera que ao crescer e se casar daria o mesmo nome para sua primogênita. Em meados do início do século XX, as radionovelas desempenhavam uma importante função no que se diz respeito ao entretenimento e informação que narravam histórias literárias produzidas e divulgadas pela rádio.
Anos mais tarde o sonho se torna realidade e no dia dezenove de junho de mil novecentos e setenta, nasce Ligia Men Silva, a primeira filha do jovem casal Devanir e Irany, nesta época moravam em São Paulo mais precisamente na cidade de Santo André. O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC Paulista. Esta vila foi fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá da tribo dos Guaianases. Grande parte da população tem sua formação de origens portuguesa, indígena e africana, contando também com a descendência de imigrantes espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e alemães.
Depois dos primeiros cinco meses de vida Ligia mudou-se com sua família para cidade de Maringá, no Paraná, lá cresceu e viveram maravilhosos momentos com sua família. A cidade de Maringá é reconhecida pelos seus altos índices de qualidade de vida, preservando no perímetro urbano grande área de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Incluem ainda fragmentos menores como o Parque Cinquentenário, ou áreas de conservação de fundos de vale.
INFÂNCIA
Dona Irany era professora de música e o senhor Devanir trabalhava como vendedor autônomo, eles moravam bem próximos dos seus pais o que proporcionava um bom convívio dos avôs com a neta Ligia que não perdia nenhuma oportunidade de aprender muitas coisas com seus avôs paternos Dona Nazareth e Sr. Frederico e avôs maternos Dona Valentina e Sr. Arthur.
A menina Ligia passou bons momentos no colégio, onde a matéria preferida era matemática, talvez a mais temida dentre os pobres mortais, mas que para Ligia tinha tudo haver com música sua grande paixão, afinal música é pura matemática!
Todo o tempo em que Ligia passou na escola foi muito especial, pois amava estudar, estar no meio dos livros era o seu passatempo preferido, fazer prova então, nem se fala, era um desafio que Ligia não abria mão, era uma forma de testar todo o esforço e tempo que ela dedicava aos estudos. Mas é claro que ninguém é de ferro e na hora do recreio brincava de se esbaldar, sempre envolvendo muitas crianças nas suas brincadeiras, adorava fazer as suas próprias bonecas, desenhando e depois dando uma de estilista e criando modelitos para as bonequinhas de papel. As bonecas mais famosas daquele tempo de infância eram Susi e Sissi.
Susi é uma boneca brasileira da fábrica Estrela. Ela compete com a Barbie pela preferência das meninas. No entanto, apesar de ser considerada uma boneca genuinamente brasileira, ela surgiu como uma cópia exata da boneca norte-americana Sindy, que era uma versão mais dona-de-casa da Barbie nos Estados Unidos.Lançada em 1966, dela registra seu fabricante que "a Estrela introduziu nesse período outro conceito de grande sucesso: o de fashion doll, com a Susi – uma boneca que foi querida por diversas gerações de meninas brasileiras até1985, quando deixou de ser fabricada, voltando a ser lançada em 1997 após serem distribuídas mais de 20 milhões de unidades. Em 1970, a Estrela lançou o namorado da Susi: o Beto. Em seu relançamento em setembro de 2007,a Susi ganhou um corpo mais esguio. Suas pernas ficaram mais finas e delineadas, a cintura também afinou e os seios ficaram mais volumosos.
História da boneca Sissi
Sissi é uma jovem rebelde e corajosa que vive em Possi na Baviera. Um dia, conhece por acaso os príncipes da Áustria, Franz e Karl que ocultam-lhe a sua verdadeira identidade. Os 2 jovens príncipes apaixonam-se por Sissi mas Sissi só tem olhos para o príncipe mais velho, Franz o herdeiro da coroa da Áustria. O amor entre Sissi e Franz não é aceite pela imperatriz Sofia. Além da Imperatriz, Sissi e Franz vão ter de enfrentar Helena e Zottornick que vão fazer tudo para separá-los.
BRINCADEIRAS NA RUA DE CASA
A família Men morava em um bairro tranquilo, e na rua de casa quando chegava à tardinha lá pelas seis horas, podiam tomar à fresca e enquanto os pais conversavam os meninos e meninas do bairro se juntavam para realizar as mais variadas brincadeiras, como brincar de roda, de pular elástico, a febre do bambolê, a queimada, o pega-pega, os patins e muitas outras brincadeiras que iam surgindo no momento em que o importante era dar asas a imaginação e aproveitar muito, todos juntos. Antigamente, lá pelos anos oitenta mais ou menos, as brincadeiras eram maravilhosas e super divertidas, não era perigoso as crianças brincarem na rua e esse era o ponto de encontro das famílias e toda criançada do bairro.
A MÚSICA
Ligia nasceu em uma família em que sua mãe, seu tio e seu avô Arthur eram musicistas, com essa influência toda a herança musical era uma responsabilidade muito grande a ser repassada adiante. Desde os oito anos começou a estudar música e sempre com muito empenho e comprometimento, incentivada por sua mãe que nunca deixou que ela desanimasse ou sequer pensasse em desistir, muitos anos de estudo e o aprendizado foi muito rico. Ligia toca vários instrumentos, dentre eles piano, órgão popular e erudito, flauta transversal, flauta doce, pistom, sax de harmonia, sax e toca um pouco de violão o qual quer se aperfeiçoar algum dia, o estudo da música faz parte da sua vida. A sua formação foi voltada em grande parte à musicalização, formada no curso completo de piano e harmonia, história da música, curso de órgão popular e erudito, formada também na Universidade de Maringá em Letras, português e inglês com Especialização em Tecnologia no Ensino da Arte.
CASAMENTO E MUDANÇA
O tempo foi passando, Ligia conheceu o grande amor de sua vida e se casou ainda morando na cidade de Maringá, anos mais tarde em 1997 aconteceu à mudança para o município de Pontal do Paraná, que recebeu o jovem casal de braços abertos oferecendo a promessa de um futuro promissor e repleto de desafios. Em Pontal do Paraná nasceram seus dois tesouros, os filhos Rafael e Gabriel, que realizaram o sonho importantíssimo de ser mãe e formar uma família saudável, feliz que acima de tudo ama e respeita o lugar que vive.
HINO DE PONTAL DO PARANÁ
Outro fato muito importante na história de vida de Ligia foi à honra de compor a música do hino de Pontal do Paraná, selecionado através de um concurso realizado pela prefeitura do município.
A professora Ligia como é mais conhecida, trabalha atualmente como regente, maestrina do coral da terceira idade, ou melhor, grupo da melhor idade, professora de música e sonha levar seus alunos à lugares especiais onde possam ter seus esforços reconhecidos e valorizados pois se tratam de pessoas especiais e maravilhosas. Ligia espera chegar à velhice podendo olhar para trás vendo tudo o que fez foi próspero e de sucesso, que trouxe benefícios para todas as pessoas que lhe rodearam. Ela diz ser feliz por ter sido abençoada e também por querer ser essa mesma benção na vida das pessoas que a cercam. A professora Ligia sonha em ver esse município que escolheu para ser seu lar progredir e prosperar, sempre trazendo muita alegria para seus moradores como trouxe para ela, um lugar que lhe ofereceu inúmeras oportunidades para que pudesse realizar muitos dos seus objetivos.
Uma maestrina da vida, que nos ensina a nos considerarmos sempre capazes. Jamais admitindo que possamos desistir de qualquer que seja o nosso sonho. Com força e coragem não importam os obstáculos, cair levantar e seguir sempre a diante, até atingir sua meta, essa é a professora Ligia que também é uma heroína.
Hino - Pontal do Paraná
Letra - Simone Domingues Gavansky
Música - Ligia Men Silva
Das estradas caminhos de areia,
Cobertos por um sol radiante,
Mãos calejadas desse bravo do mar,
Surgiu no olhar, o sorriso do infante.
Lugares que traçam histórias,
Seus manguezais, a lha dos Currais,
O artesanato e a sua beleza,
São todas essas as nossas riquezas.
A tradição dos índios e seus filhos,
Com o camboar e os sambaquis,
Fazem desse lugar a sua terra,
De um povo forte e feliz.
Estribilho:
Pontal do Paraná, lugar de encantos mil;
Pontal do Paraná, no litoral sul do meu Brasil!
Suas praias, seus frutos e riquezas.
O turismo almeja o progresso,
E é um sonho de um futuro promissor,
É a esperança de um povo lutador.
O pescador, sua rede e seu talento,
Pois é no mar que ele é feliz,
Este lugar é a sua casa,
A sua terra o seu país.
Que a educação, saúde das crianças,
Todas as raças sejam iguais,
Que nesta terra não exista guerra,
E reine aqui, sempre a paz!
Breve histórico de Pontal do Paraná
Município litorâneo paranaense que abriga aglomerados urbanos que formam os balneários com denominações diversas como as praias de Leste, que é a sede do município, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul entre os mais conhecidos. É em Pontal do Paraná que está localizado um dos pontos de embarque, o mais próximo, para se chegar até a Ilha do Mel, conhecida por pessoas adeptas ao turismo ecológico. O estado do Paraná possui 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. A cidade é conhecida como “A Menina dos Olhos do Litoral”. Criado através da Lei Estadual nº. 11.252 de 20 de dezembro de 1995 foi desmembrado de Paranaguá.Recolher