Wagner Tiso nasceu em 1945 na cidade mineira de Três Pontas. Entrou em contato com a música por meio das aulas de piano que a mãe ministrava ao mais velho de seus quatro irmãos. Ainda criança começou a descobrir acordes e adotou o acordeom como primeiro instrumento. Aos onze anos de idade, passou a integrar um grupo musical da cidade com Milton Nascimento, seu amigo e parceiro musical de toda a vida. Mais tarde, contudo, escolheria o piano como seu principal instrumento. Amante incondicional da música, o pianista, compositor, arranjador e regente relembra sua trajetória e participação no Clube da Esquina.

IDENTIFICATION Name/Place and date of birth My name is Wagner Tiso Veiga. I was born in Três Pontas, South of Minas Gerais, on the 12th of December, 1945—it´s been a while. Family My father´s name is Francisco Ribeiro Veiga and he was a bank employee; he used to work at the old Banco da Lovou...Continuar leitura

Talento promissor

Sessão em estúdio

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:Wagner Tiso

Talento promissor

Audição de piano de Wagner Tiso no Automóvel Clube. A mãe e professora de Wagner, Walda Tiso, realizava no Automóvel Clube de Três Pontas, estas audições de música com os filhos. Nesta, Wagner executa a valsa op. 69 N.º 1 op. Posth de Chopin. Wagner, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical nasceu em Três Pontas em 12/12/1945. Aos quatro anos de idade, Wagner já tocava piano à quatro mãos com seu irmão Gileno. Vindo de uma família onde a musicalidade era latente, iniciou seus estudos na música primeiro através de sua mãe Walda, e mais tarde através de sua tia Ruth, que então já procurava conter sua tendência ao improviso, traço de sua personalidade marcada pelo contínuo aprendizado e pelo amor incontrolável pela música.

período: Ano 1960

Som Imaginário

Wagner Tiso durante o intervalo de uma apresentação com Som Imaginário. No final de 1969, Wagner forma a pedido de Bituca, um novo grupo com Luiz Alves e Robertinho Silva, que posteriormente ganha a participação dos músicos Tavito, Zé Rodrix, Laudir de Oliveira e Frederico, e passa a se chamar "Som Imaginário", nome derivado do show "Milton Nascimento…Ah E o Som Imaginário", do qual haviam participado. Com este grupo, grava 3 LPs “Som Imaginário 1 e 2” e “A Matança do Porco”. Discos conceituais que exploram, principalmente em “A Matança do Porco”, a música instrumental, mesclando samba, jazz e sintetizadores e guitarras progressivas. Destaque para as música “A Matança do Porco” e “Mar Azul”.

período: Ano 1972

Cotidiano

Wagner Tiso em sua casa. Além do amor pela música, uma das grandes paixões de Wagner Tiso é o futebol. Foi no Rio de Janeiro, cidade para onde se mudou em 1964 e pela qual se apaixonou e mora até hoje, que se tornou vascaíno. Foi também no Rio, que Wagner conheceu e se apaixonou por Giselle, sua esposa e produtora, com quem tem uma filha, Joana. Dedicou a ela o disco "Giselle", de 1986, afora outras canções. Além de Joana, Wagner tem a filha Índia, de 27 anos.

período: Ano 1980
crédito: Wilton Montenegro

Paixão pela música

Wagner Tiso posa para foto com seu acordeon. Desde destes primeiros tempos, quando ainda menino, Wagner tirava na Rádio Trespontana as músicas para tocá-las no seu acordeon, sempre havia uma invenção, uma harmonia - ainda que intuitivamente própria - que acabava dando a cada música um sabor especial e original. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura. Dedicou-se ao piano e teclados

período: Ano 1953

Aniversário de 1 Ano

Aniversário de 1 ano de Wagner Tiso.

período: Ano 1946

Jam Session

Wagner Tiso com contrabaixo em uma jam session informal na casa do Egberto Gismonti. Wagner já Trabalhou para uma lista enorme de artistas brasileiros e internacionais, que variam de Al Jarreau a Carlinhos Brown, de Flora Purim a Gonzagão. Com isto podemos observar o talento e competência deste mineiro de Três Pontas.

período: Ano 1974
crédito: Rita Radelli

Disco "Minas"

Na fotografia, Wagner Tiso rege a orquestra na gravação do Disco “Minas” do seu amigo e parceiro Milton Nascimento, com quem iniciou sua vida musical.

período: Ano 1975

Futebol entre amigos

Wagner Tiso e Milton Nascimento jogando futebol.

período: Ano 1960
crédito: Acervo Pessoal

Cenas Brasileiras

Wagner Tiso e Orquestra Petrobrás Pró Música na gravação ao vivo do CD de Wagner, "Cenas Brasileiras", no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

período: Ano 2001
crédito: Vânia Laranjeiras

Concerto de talento

Wagner Tiso regendo Milton Nascimento, solista convidado, no concerto de Tiso com a Orquestra Sinfônica Brasileira em dezembro de 1999 no Teatro Municipal do Rio. Atualmente, Wagner se dedica também a música sinfônica, compondo suítes e choratas e realizando concertos em diversas cidades pelo Brasil e alguns países da Europa.

período: Ano 1999
crédito: Vânia Laranjeiras

Sessão em estúdio

Wagner no estúdio no momento da gravação do " Clube da Esquina II".

período: Ano 1979
Palavras-chave: