resumo

Consuelo trabalhou como telefonista na Companhia Telefônica Brasileira. O início da carreira bancária foi no Banco Indústria e Comércio, foi diretora do Sindicado dos Bancários, onde enfrentou várias greves. Participou da fundação do Conselho Intersindical da Mulher Trabalhadora, bem como das lutas dos bancários pela folga aos sábados  e demais benefícios do Instituto de Aposentadoria a Pensão dos Bancários - IAPB. Ela comenta o sumiço de fotos e documentos de sua casa, na época em que esteve presa, o episódio de sua prisão, como foram os dias de cárcere e a saída da prisão. 

imagens (1)

get_date(); ?>

Aposentadoria

data (ou período): Ano 1951 Imagem de:Consuelo de Toledo Silva

fechar

Aposentadoria

Carteira do I.A.P.B. (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários), que correspondia ao seguro de aposentadoria. Também oferecia assistência médica e construía conjuntos habitacionais para os bancários. O IAPB foi fechado pela ditadura militar.

período: Ano 1951
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
história: Ação comunitária
tipo: Documento

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto História das Profissões em Extinção Depoimento de Consuelo de Toledo Silva Entrevistada por Priscila Perazzo e Cláudia Leonor Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo, 11 de outubro de 1996 Realização Museu da Pessoa Entrevista nº 15 Transcrita por Rosália Maria Nun...Continuar leitura



Título: Ação comunitária

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Consuelo de Toledo Silva

histórias que você pode se interessar

opções da página