resumo

Em seu depoimento, Maria Ângela conta sobre a infância em Porto Alegre e como a escola foi importante para sua vida. A mudança para o interior do Rio Grande Sul para cursar Oceanografia na Furg, até então a única Universidade com o curso no Brasil, e as experiências que viveu através das expedições que fazia anualmente com colegas pelo litoral brasileiro com o objetivo de estudar a vida marinha. O levantamento sobre tartarugas marinhas e peixes-bois com o grupo Caravana Rolidei em lugares afastados, no litoral brasileiro. A criação do Projeto Tamar e a importância na educação das comunidades, principalmente dos jovens, na preservação das tartarugas.

história

imagens (3)

get_date(); ?>

Projeto TAMAR

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:Maria Ângela Marcovaldi

get_date(); ?>

Proteção e amor

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Maria Ângela Marcovaldi

get_date(); ?>

Tartaruguinhas ao mar

data (ou período): Ano 1986 Imagem de:Maria Ângela Marcovaldi

fechar

Projeto TAMAR

Foto de Neca (apelido de Maria Angela) com tartaruga marinha na praia e José Renato de Oliveira Nascimento (conhecido como Zé Carrasco) em coleta de dados das medidas da carapaça de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata (Tartaruga de pente), durante a temporada reprodutiva. O trabalho de campo do Projeto TAMAR é uma das ferramentas utilizadas para estudos destes animais. O banco de dados reprodutivos do TAMAR foi instituído desde a criação do projeto e serve como subsídio técnico para pesquisas sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Cabe ressaltar a presença de pessoas das comunidades locais em todas as atividades desenvolvidas para a conservação desses animais.

período: Ano 1990
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Proteção e amor

Foto de Neca (apelido de Maria Angela) beijando uma tartaruga-de-pente. Símbolo do trabalho de proteção às tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Foto produzida para elaboração de pôster alusivo ao prêmio "Science for Conservation", Indianapolis Zoo - EUA. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.

período: Ano 1994
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Tartaruguinhas ao mar

Neca (apelido de Maria Angela) e Nina, filha de Neca, na liberação dos filhotes de tartarugas marinhas recém-nascidos no mar. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.

período: Ano 1986
local: Brasil / Bahia / Praia Do Forte
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

história na íntegra


opções da página