Em sua entrevista, José Celso fala sobre sua infância em Juazeiro da Bahia e sobre seus diversos trabalhos na adolescência como sapateiro e comerciante, este último em Salvador. Á seguir, conta como entrou no universo da sua paixão: a navegação. Através do casamento de sua irmã, é admitido como tarefeiro em 1936 num navio que fazia rotas no Rio São Francisco. A partir daí, o morro foi apenas acima: em 1953 já era comandante do Juraci Guimarães, um enorme navio à vapor. Depois, José conta diversos causos e histórias que aconteceram ao longo dos anos e do Rio, descreve as diversas vegetações e paisagens do Velho Chico e fala de sua aposentadoria, em 1968. Por fim, conta sobre seu casamento e seus sonhos para o futuro.

Tem uma lenda muito conhecida dos antigos remeiros do Rio São Francisco, eles tinham uma lenda muito bonita, eles trabalhavam remando aquelas embarcações, seis meses de viagem, aquelas barcas cansativas para Jamboaba para buscar rapadura, e eles cantavam enquanto trabalhavam remando eles ca...Continuar leitura

Retrato de José Celso da Cunha

data (ou período): Ano 2007 Imagem de:José Celso da Cunha

Retrato de José Celso da Cunha

legenda: Retrato de José Celso da Cunha. Petrolina (BA). Foto de Antônia Domingues.
personagem: José Celso da Cunha

período: Ano 2007
local: Brasil / Bahia / Juazeiro (ba)
crédito: Acervo Pessoal