Em 24 de Setembro de 1935 nascia na cidade de Bauru - São Paulo, Eneida Vale, claro que foi uma surpresa a gestação não programada, tendo em vista que ela era a última filha da família Valle; sua mãe já estava sem idade apropriada para a gestação, mas felizmente Eneida nasceu sem complica...Continuar leitura
Em 24 de Setembro de 1935 nascia na cidade de Bauru - São Paulo, Eneida Vale, claro que foi uma surpresa a gestação não programada, tendo em vista que ela era a última filha da família Valle; sua mãe já estava sem idade apropriada para a gestação, mas felizmente Eneida nasceu sem complicações e saudável. Seu irmão mais velho tinha idade para ser seu pai, André, único filho entre 5 filhas, Eneida foi mimada por todos os outros 5 irmãos: André, Hilda, Noêmia, Maria Eliza e Vera.
Nasceu em berço de ouro, teve tudo que uma criança poderia ter de melhor. Quando criança foi levada e sapeca, na juventude sua beleza hipnotizava a todos, estudou em colégio interno em Bauru, fez magistério e se formou em 1954. Nesta fase sua vida foi um conto de fadas, era feliz e nunca se deixava dominar, realmente sua vida foi bem vivida, era muito popular pois fazia parte da nostálgica sociedade Bauruense, sempre comparecendo nos eventos da elite. Tinha muitos amigos dentre eles, uma amiga em particular que lhe apresentou a José Accácio, Nizi era o nome dela, prima de José Accácio. Logo se viu envolvida pelo homem charmoso e bem arrumado, aos 31 anos casou-se com José Accácio, o qual já vinha de um casamento onde ficou viúvo com 2 filhos pequenos. Apesar de ninguém concordar com a união, o amor falou mais alto, após uma trágica gravidez na qual Eneida perdeu uma filha passaram-se 3 anos e novamente ela engravidou e em 1970 nascia seu filho Luis Eduardo, parto difícil que quase os matou. Sua vida mudou após os primeiros anos de casamento pois o marido que ela fantasiou mostrou-se um canalha, além de traí-la com outras mulheres adquiria dívidas as quais nunca conseguia pagar e era sempre Eneida, que com ajuda de seu pai, advogado em Bauru, que saldava os débitos. Eneida tentou algumas vezes deixa-lo, mas devido a ameaças que a intimidavam (ele ameaçava contra a vida dos pais dela e contra a vida de seu filho ), sempre acabava voltando, deixando bem claro que Accácio era violento mas em nenhuma vez agrediu Eneida fisicamente, só com palavras e destruindo objetos da casa, principalmente se fossem dela.
José Accacio era arquiteto, ganhava muito bem, mas sempre gastava o dobro do que ganhava, sempre acumulando dívidas, fez Eneida acabar com todo e qualquer patrimônio que o pai lhe deixara.
Ele faleceu em 24 junho de 1984 (vítima de câncer de pele - melanoma ), só assim Eneida conseguiu se ver livre das ameaças que sofria caso ela tentasse deixá-lo, a família dela (pais e irmãos) assistiram a tudo e nada fizeram para ajudá-la, durante a doença do marido, que sofreu durante 2 anos. Ela descobriu um caroço no seio, mas o marido doente e já variando impediu-a de se tratar dizendo que ela só pensava em si e que queria trai-lo com o médico. Ela só pode fazer exames após a morte dele. Em 1984 ela se submete a uma operação para tirar um câncer do seio direito, fez todo tratamento de quimioterapia e durante 5 anos fez exames de sangue e tomava remédios.
Em janeiro de 1988 o seu médico lhe disse que ela estaria já curada pois já havia se passado o prazo da doença se manifestar e que poderia parar de tomar os medicamentos, fazendo isso o câncer voltou de forma violenta levando-a à morte no dia 4 de fevereiro de 1988 às 6:15 da manhã.
Espero que esse depoimento sirva como espelho para alguém que esteja sendo ameaçada por um marido sem caráter e tenha coragem de agir sem medo.
Em memória a minha mãe Eneida a quem eu amo muito.Recolher