resumo

José Carlos Bauer é filho único de pai suíço-alemão e mãe brasileira. Um paulistano de origem humilde que vê o Brasil de antigamente como um lugar ideal.Entrou no juvenil do São Paulo Futebol Clube, treinando em campo de várzea e logo ganhou um terno. Com a concentração só de jogadores (destacando grandes diferenças com o que é feito agora), começou cedo a carreira de futebolista. Teve uma boa convivência com outros jogadores e se lembra bem de quando o Pacaembu era passarela, rodeado por mulheres e homens bem vestidos, incluindo os jogadores. Foi nesse Pacaembu que Bauer conheceu sua esposa, em 1945.Fala que custou para ser convocado para seleção, mas quando foi, em 1950, jogou pra valer e foi apelidado de "Monstro do Maracanã".Destaca uma torcida diferente da de hoje, que respeitava a partida. Conta de passagens como a final entre Brasil e Uruguai, e uma partida contra a Espanha, em que a torcida brasileira cantarolava "eu fui às touradas de Madri, pratimbum, pratimbum!" (enfatiza que nessa época não era comum gritos e batucadas nas torcidas).Apesar de todas as truculências que passou ao fim da carreira, indo jogar no Botafogo do Rio de Janeiro, agradece e tem um forte carinho pelo São Paulo. Ao fim de sua carreira teve a oportunidade de enfrentar Pelé durante o segundo tempo de uma partida, e fala orgulhoso que o jogador não fez nenhum gol durante esse segundo tempo (Bauer já estava com 32 anos nesse duelo), mas no dia seguinte da partida foi mandado embora do São Paulo.Ao fim da entrevista conta sobre a época em que atuou como treinador, passando por partidas em Portugal, e seu reencontro com Bella Gutman.

história

imagens (2)

get_date(); ?>

Imprensa

data (ou período): Ano 1973 Imagem de:José Carlos Bauer

fechar

Exposição História Ambulante

legenda: José Carlos Bauer em frente ao seu painel da História Ambulante. São Paulo, 2003.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Carlos Bauer
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Imprensa

Charge: O São Paulo de todos os tempos. Em pé da esquerda para a direita: Poy, Mauro, Rui, Bauer, Rui e Noronha. Agachados: Luizinho, Sastre, Leonidas, Gerson e Canhoteiro. Na década de 70, a revista "Placar" promoveu a eleição do São Paulo F. C. de todos os tempos, elegendo os jogadores acima.

período: Ano 1973
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: José Carlos Bauer
crédito: Revista Placar
tipo: Ilustração

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

P - Bom, vamos começar, Bauer, a lembrar um pouco da infância... O senhor conta um pouco dos seus pais. Ou mesmo... Dos seus pais. O senhor... Onde que nasceu? Em que data nasceu? E aí vamos começar a relembrar toda a parte da infância do senhor. R - Eu nasci em São Paulo, capital. Em 1925, d...Continuar leitura



Título: O "Monstro do Maracanã"

Data: 08/12/1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: José Carlos Bauer Autor: Museu da Pessoa

opções da página