Nesta entrevista, Milton Silva Guajajara nos conta sobre suas memórias de infância na Terra Indígena Carú, o ambiente calmo, as reuniões que participava desde pequeno e as atividades com seus parentes, como as caças em que que costumava ir com seu avô e a plantação de roça com seus pais. Ele relata suas experiências com os encantados, figuras centrais da cultura mística indígena, assim como suas opiniões sobre a não preservação dos costumes e rituais pelos mais jovens. Também partilha conosco histórias de vivências, como a chegada da energia elétrica na localidade, e as lutas passadas e diárias, como a demarcação do território indígena ao qual pertence e as ações dos guardiões para preservar a Floresta.

A história que mais me marcou, e que a gente vê que hoje não tem mais na prática, é a história de união. Quando eles diziam assim: “Vamos trabalhar!” e todos diziam: “Vamos!”. Tinha aquela roda de conversa. Todo mundo ia trabalhar só para um. Aí no outro dia, já era para outro. É ...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra