Roza nasceu em uma pequena cidade na Romênia, quando seu território ainda pertencia à Rússia. Cresceu em uma família de judeus sionistas. Ainda em Ataki, sua cidade natal, se casou com seu primeiro marido, David Bronstein. O casal e a filha de três anos saiu da Romênia, fugindo da Segunda Guerra, em 1940. No trajeto, a filha quase foi sequestrada, e Roza lembra dos momentos no navio com aflição. Chegam no Rio de Janeiro e aqui se instalam. Em um primeiro momento, com muita dificuldade financeira. Depois, David monta uma loja de tecidos e por fim vai trabalhar com construção civil, sua formação incial. Roza, depois que torna-se viúva, casa-se mais uma vez. Todos os seus três filhos são do primeiro casamento com David. Apesar de ter se adaptado bem ao Brasil, sente-se triste ao pensar que teve que abandonar sua terra natal, para a qual nunca mais voltou, e sua família, que, em grande parte acabou falecendo em câmeras de gás durante a Guerra.

Retrato de Roza Bronstein

retrato de Roza Bronstein

Mapa de trajetória de Roza Bronstein 1

Mapa de trajetória de Rosa Bronstein 1

tipo: Mapa
Palavras-chave:

Mapa de trajetória de Roza Bronstein 2

Mapa de trajetória de Rosa Bronstein 2

tipo: Mapa

Making-of de Roza Bernstein

Palavras-chave:

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Heranças e Lembranças Depoimento de Roza Bronstein Entrevistado por Diane e Paula Rio de Janeiro, 26 de junho de 1988 Realização Museu da Pessoa Entrevista HL_HV082 Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães R- ... Bessarábia. Mas em 1918, os romenos ocuparam Bessarábia e eu virei rom...Continuar leitura

Título: Aqui não é país de se passar fome, né?

Data: 23/06/1988

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Personagem: Roza Bronstein Revisor: Maurício Galacci Pereira Revisor: Teresa de Carvalho Magalhães Autor: Museu da Pessoa