Eu me chamo Rosangela Maria de Lima Silva, sou pescadora artesanal desde os meus 7 anos de idade, sou moradora de Serrambi, no município de Ipojucae e nunca tinha vivido um trauma terrível como estou vivendo com a chegada desse Maldito óleo. No dia em que esse óleo chegou na praia da Barra de...Continuar leitura
Eu me chamo Rosangela Maria de Lima Silva, sou pescadora artesanal desde os meus 7 anos de idade, sou moradora de Serrambi, no município de Ipojucae e nunca tinha vivido um trauma terrível como estou vivendo com a chegada desse Maldito óleo.
No dia em que esse óleo chegou na praia da Barra de Sirinhaém fiquei aflita, peguei minhas luvas, um saco de ração vazio e 2 garrafas de água e fui pra praia aguardar a chegada do óleo, sendo que ele não chegou, fui pra casa descansar. Pela manhã, às 05 horas da manhã do dia 19 de Outubro, meu celular tocou: era o óleo que tinha chegado na enseadinha e no pontal de Maracaipe.
Foi o pior dia que vivemos, me organizei e fui limpar a praia; assim que cheguei vi muitas pessoas desesperadas tirando toda as pequenas partículas e não me preocupei com o que iria acontecer com minha saúde, só entrei na água e peguei tudo o que consegui. Olhei pra beira da praia vi minhas sobrinhas todas meladas de óleo mas estávamos salvando o nosso ganha pão, pois é de lá que tiramos os mariscos que vedemos pra sustentar a nossa família.
Cheguei na praia as 9 horas da manhã e saímos de lá as 19 horas da noite: eu e minha irmã, minha filha e minhas sobrinhas todas cansadas, com fome e com sede. Nós tivemos o privilégio de ganhar água gelada, frutas e sanduíches pra aliviar a fome, nesse dia não almoçamos, mas chegamos em casa com a certeza de que salvamos o nosso mar!
Eu hoje fico revoltada em ver que o governo criticou a nossa atitude de ser voluntário pra salvar o meu lugar de trabalho, é a minha vida e a vida de cada pescador que estava em jogo, o óleo chegou e a gente tirou e se chegar novamente a gente tira de novo. O presidente queria que deixássemos o óleo pra o exército tirar, sendo que o exército chegou 3 dias depois. Eu não iria deixar o óleo ficar ali na beira da praia contaminando os meus mariscos, eu faço o que for possível pra salvar o meu território Pesqueiro!Recolher