A superante e sobrevivente negra mutilada ao nascer
A sobrevivente e superante negra mutilada ao nascer.
Nascida em 10 de Janeiro de 1969, na cidade de Goiânia em Goiás.
E foi registrada com o nome de Eliane Carvalho de Araújo
Está autobiografia é escrita por ela própria.
Conto quem sou, p...Continuar leitura
A superante e sobrevivente negra mutilada ao nascer
A sobrevivente e superante negra mutilada ao nascer.
Nascida em 10 de Janeiro de 1969, na cidade de Goiânia em Goiás.
E foi registrada com o nome de Eliane Carvalho de Araújo
Está autobiografia é escrita por ela própria.
Conto quem sou, porém insisto em dizer que o alvo máximo deste relato é falar de Deus.
Entretanto falo de mim é pelo fato de testemunhar todas as vitórias que ele tem realizado em minha vida; e enfim me constituiu filha abençoada, mesmo quando pareceu esta bênção ter ficado oculta.
Em especial creio que ao falarmos do nosso passado, se faz extremamente necessário porque quem não valoriza o seu passado, ou seja de onde veio; consequentemente não se importa pra onde vai ou possa ir parar…
Expressivamente no primeiro dia de minha vida ocorreu deu ter tido parte do meu corpo mutilado.
Interessante é q/ dizem ser os dois dias mais importante de nossa vida; o 1º dia em que nascemos, e esse pra mim já começou assim…
Depois o dia em que descobrimos quem somos. Bem esse dia eu prefiro viver buscando dignamente fazer progressão.
Só cabe a compreensão, sobretudo que entre dez que seríamos irmãos só sobrou eu pra contar história …
Se vem amor ou ódio, o humano não sabe, á sua frente estão todas as coisas.
Mas venha-nos vitórias se crermos é estarmos nas mãos de Deus.(conselhos diversos)
Entre um e dois anos pelo q/ me disseram minha avó, de uma dignidade única (atualmente falecida) mas na época vivia, afirmou-me que eu era tão doente, a tal ponto, de um certo dia ela já ela exausta lutando comigo para que eu não morresse e então ela suplicou a Deus por sua intercessão; então que fosse como ele achasse melhor, e que se até fosse pra me recolher e que assim fizesse; ou que me restaura-se por completo pra continuar vivendo.
Eu creio como diz as escrituras o fato de Deus ter moldado o ser humano, e ele soprando-lhes as narinas e ali proveu-lhe um espírito,pois dando lhe vida; pois eu bem creio q Deus agiu assim comigo, pois como explicar eu ter sentido na vida nem mesmo uma dor de cabeça; bem se isso não for milagre eu gostaria q alguém me explicasse o que seja.
Sendo por volta dos 5 anos
Trapaceando tanto minha mãe e avó, meu pai as conversou dizendo que me levaria com ele por alguns dias, com a promessa de retornar em breve, levando em questão dele ser separado de minha mãe e até ter outra esposa; e longe eu fui forçada a cumprir com trabalho infantil e ainda encontrava-me no meio de pessoas estranhas que não se identificava em nada com minha família, e ali me encontrei sem qualquer alegria, afeto, perspectiva. e olha que tem o dizer, pras crianças toda situação é boa, porém mesmo sendo tão pequena essas são as palavras certas que define os sentimentos que comigo se fazia contidos, e que ainda são também sentimentos de exilados ou de quem vive em situação de servidão ou escravos; as palavras são assim:
Não voltaremos jamais a nossa casa, nossa morada jamais a veremos por isso não controlamos nossa língua; com o espírito angustiado falarei, com a alma amargurada nos queixamos.(Jô)
Aos 6 anos
Minha avó utilizando de um esforço descomunal, ela me resgatou novamente ao seio da família, isso após uma briga horrorosa de meu pai com a família de sua esposa, ele acabará por ter me doado a estranhos, como se eu fosse uma filhote de cachorra, mas c/ a grandeza da bondade de Deus o meu retorno para casa foi possível.
Tu ouviste meu apelo: não seja surdo a meus gemidos e clamores.(lamentações 3)
Fui matriculada na escola após 7 anos,
Uma lástima, devido eu amar a literatura, e atualmente crianças nessa idade sabem é ler.
E isso só ocorreu comigo após 10 anos, e ainda aos 9 também comecei a colaborar com minha avó, levando como dizem trouxas de roupas, em idas e vindas; pois a avó tinha o ofício de lavadeira.
Eu a ajudava com grande prazer sem qualquer lamúria, pois dessa vez era bem diferente do trabalho infantil de outrora, porque eu só fazia isso no tempo que sobrava ( havia tempo específico para cada coisa) e eu afirmo que ajudando minha avó, isso fez com que eu me tornasse, tão quão me habituar-se a querer
ser mais humana com o próximo, pois eu já entendia que a avó trabalhava como escrava, lavando roupas utilizando-se até de "balde, sari e corda" puxando Água para conclusão do trabalho e que eu conduzindo as roupas de um lado a outro, já seria de grande serventia.
Apega-te a disciplina, não a deixes! Conserva a porque ela é a tua vida! (Provérbios 4:13)
A vereda dos justos, é como luz esplêndida, que surge e cresce até tornar-se pleno dia. (Provérbios 4:18)
É dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. (Eclesiastes 3:13)
De volta para casa encontrei na sabedoria o meu descanso, pois sua companhia não traz amargura, nem tédio a sua convivência, mas sim alegria e contentamento.
Nessa época eu tinha a ideologia que um dia eu ainda seria maior que meus sonhos.
Felicidade em meio a
desolação e selvageria
o 1º fato eu feliz de estar conseguindo saber ler, o 2º infeliz, é que só atualmente consigo discernir, creio ser pelo motivo de que naquela época minha avó, se encontrava além de escrava ( trabalhista) ela ainda estava na menopausa, e nessa condição ela não tinha psicológico para lidar com uma menina peralta que me tornei, e em certos momentos ela impaciente e veja este exemplo:
Por alguns dias eu vinha ouvindo a palavra desgraça, num outro momento acabei falando isso também, e estando bem pertinho de minha avó, e enfurecida acabará por mandar a mão com tanta força em minha boca que eu chorando e colocando a mão no nariz, e senti uma coisa quente q/ seria uma enorme golfada de sangue q/ jorrou por algum tempo, e até pareceu uma eternidade, e olha que esse ato de selvageria ocorrerá por outros motivos…
E me lembro que na época o sofrimento parecia sim uma eternidade só não vou detalhar tudo porque não há tempo pra tanto …
Definindo bem o que se identificava comigo é assim:
Lamentações 3 (palavras palavras que acaba também sendo também como uma oração)
Bloqueios armou á minha volta de fel e tormento.
Clamar ou gritar nada vale, está surdo a minha prece.
Encheu meu estômago de amargura, embriagou-me de fel.
Fugiu a paz, longe do meu espírito, felicidade acabou.
Guarda em mente minha opressão e sofrimento/ de fel e veneno.
Guardo bem esta triste lembrança no fundo de minh`alma.
Gravei tudo isso em minha mente, aí está minha esperança.
Há bondade no senhor, sem fim misericórdia q/ não acaba!
Hoje e sempre está se renovando, sua grande fidelidade.
" Herança minha é o senhor _eu digo _ por isso, nele espero."
Imensa é a bondade do senhor, com quem o espera e procura.
Importante é aguardar em silêncio o socorro do Senhor!
Aos 11 anos
Nesta época mudamos para um barraco à beira de uma estrada, e lá se vivia com tranquilidade, não fosse o quanto eu me sentia mal de ouvir pessoas dizerem que quem morava ali, eram considerados (maloqueiros por lá ser uma favela)e ali denominado uma "maloca".
E devido a isso eu no meu inconformismo, pensava o tempo todo que haveria um dia em que conseguiríamos, além de uma vida melhor também digno local para morar, mas entretanto como se diz a palavra sagrada:
Mais vale saúde que riqueza.
Mais vale pouco com o temor do senhor do que inquietação.
Aos 13 anos
Lembro que surgiu um acampamento a 4 Km de minha casa, eu observava tanta gente, indo se acampar para também conseguir um pequeno terreno para morar, inclusive foram um casal de tios meu, e eu também fui pra não perder a chance. Mesmo com a pouca idade, mas só vi ali, a única oportunidade de realizar o meu grande sonho de morarmos dignamente.
Foi luta árdua c/ sufoco além de um ano; mas no final prevaleceu a conquista e vitória de termos um terreno.
Penetrai todas as regiões inferiores da terra,lançarei os olhos sobre todos os que dormem e iluminarei todos os que esperam no Senhor. (Eclesiástico 24.45 )
Próximo dos 15 anos
Tive uma opressão que não desejo pro pior inimigo.
até digo q/ os pais devem ter mais atenção c/ os filhos na (adolescência) por ser pra tantos; " período crítico ".
Considerando que o jovem se encontra como um vulcão em erupção, e são as fases de maior loucura de sua existência.
Particularmente confesso ter lutado nesta fase bravamente com meu próprio eu, para não ter cometido o desatino ( loucura ) e mesmo com as instruções com aquela avó, em que a fé sempre teria de vir em primeiro lugar, e isso ser mais importante até mesmo que o ar que respiramos e mesmo assim eu fraquejando, desejei fortemente morrer.
Especialmente pelo fato de ter ficado mais eminente a deformidade que sofri no dia do meu nascimento, e minha decepção chegou a tal ponto que ainda hoje, eu percebo ter me prejudicado pelo resto da minha vida, porque uma das coisas mais terrível que não poderia me ocorrer; aconteceu q/ foi toda a motivação pelos estudos e eu ter deixado de estudar.
Jó arrisca tudo (Jó 13)
Nas escrituras ficou relatos não só de Jesus, mas dentre outros que também entregaram incondicionalmente sua vida nas mãos de Deus.
Calai-vos um pouco para que agora eu fale e venha sobre mim o que vier.
P.q eu morderia minha carne com os dentes e poria minha vida em minhas mãos? Ainda que fosse matar-me, eu nele esperaria; apesar de tudo, na sua presença defenderei minha conduta. Isto já seria a minha salvação, pois nenhum ímpio compareceu diante dele. Escutai, pois minhas palavras, ouvi com vossos ouvidos o que vou expor.
Preparei meu julgamento, e sei que vou ser declarado inocente. Quem é que vai disputar comigo? Só depois me calarei , e morrerei!
O senhor espera a hora de vós perdoar; tomar iniciativa e mostrar-vos compaixão sendo um Deus justo,felizes os que nele esperam!
Sim povos... não deves chorar tanto, suplique e ouça ao Senhor e ele responde. E vós dará, sim, pão de crise água racionada, mas depois teu mestre não se esconderá mais, teus próprios olhos hão de ver aquele que te ensina.
Prossegue aos 15 anos
Sofri com uma horrorosa armadilha do diabo.
Infelizmente é terrível essas palavras, entretanto são as adequadas. Fatos cruéis em minha vida inesquecíveis; incluindo também os livramentos de Deus, que por sinal me ocorreu os dois fatos ao mesmo tempo, ouçam esses relatos:
Eu fazia tratamento dentário e necessita de dinheiro para pagar ônibus. Ocorreu de um tio (que na época era vivo) ter ganhado uma grande quantidade de alho "já estragando" então ele perguntou-me se eu queria o alho para fazer transformação, e eu de prontidão aceitei e fiz ótimos temperos, e fui vendê-los e as vendas foram promissoras.
Entretanto encontrei um homem " conivente com o diabo" ao qual me pediu informações sobre uma tal mulher, e eu crendo ser sério, lhe tratei humanamente, mais disse não conhecê-la, mas ele insistiu dando diversos detalhes sobre a mesma, eu continuei dizendo ainda não conhecer; e ele falou estar passando por dificuldades com a esposa por recentemente ela ter ganhado bebê, e que precisava de mão de obra feminina para ajudá-los; eu disse ainda estar tratando dos dentes e que não seria possível. Mas o homem insistia dizendo dar um jeito pra ficar bom pra todos, e eu negando, e falei ter uma avó para dar satisfações, e ele pediu pra mim q/ entrasse em seu carro e que iria comigo falarmos com minha avó; e interessante e que um lado do meu subconsciente dizia tudo bem; mas já o soprar de Deus nos meus ouvidos falava "não, jamais". E pelo livramento do altíssimo no carro não entrei.
E foi quando o homem disse olha digo è, venha comigo, e lhe darei o que nem imagina…
Esse momento eu repreendi fortemente aquele demônio e entendi o quanto o poder de Deus atua fervorosamente sobre minha vida.
Não entre nos atalhos dos ímpios, não percorramos o caminho dos maus.
Evita-o, não passes por ele; afasta-te e deixa-o de lado.
Pois eles não dormem sem terem feito o mal; chega a perder o sono se não fizerem alguém cair.
Cuidado com os inimigos: nos seus lábios traz doçura, mas no coração arma ciladas para lançar-te a cova. (Eclo 12)
Aos 16 anos conheci a felicidade
Arranjei um trabalho fixo
Embora eu já trabalhava de diarista e quão maravilhoso; voltei a estudar a noite, e com empenho e presteza virei babá indo morar com a família da criança, e posso afirmar que essas pessoas foram uma das melhores coisas que Deus preparou para fazerem parte da minha vida em todos os sentidos; e o pessoal de sobrenome (sardinha) família íntegra em que até um membro da mesma chegou a ser diretor de um grande hospital do nosso estado (Dr. Luciano sardinha; diretor do Hugo).
E partiu a iniciativa dele e de sua irmã Mara (mãe da criança que eu cuidava) empenharam-se para que eu fosse submetida a primeira cirurgia plástica, e pudesse daí por diante levar uma vida mais digna e próspera; mas pena que tudo só ficaria no encaminhamento, pois a cirurgia só poderia ser feita aos 20 anos, e eu teria de aguardar com fé em Deus até esse dia chegar.
Temor do senhor e confiança
Vós que temeis o senhor contato com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cairdes. Vós que temeis o senhor confia nele, e a vossa recompensa não falhará.
Vós que temeis, esperai coisas boa: alegria duradoura e misericórdia.
Aos 17 anos
Sendo de uma família toda desestruturada, e indo em casa apenas nos finais de semana, mas mesmo assim tive o desprazer de me envolver numa briga horrorosa com o padrasto bêbado; em que por muito pouco não acabou em morte.
E eu não posso deixar de dar testemunho que só me livrei desse laço de morte, foi sim pela intercessão suprema do nosso Deus vivo.
Palavras certas para esse caso
Deus faz justiça para consolar os que estão tristes e, levar aos entristecidos de Sião um adorno em vez de cinzas, perfume em vez de luto, ação de graças em vez de espírito abatido.serão chamados de carvalhos da justiça, árvores ornamentais do Senhor
Embora eu tinha um corpo escultural mas por baixo da roupa eu era marcada, na mente e no corpo com a mutilação "é constrangedor falar em detalhes sobre esse assunto pela mutilação ser em parte íntima".
Aos 19 anos
Ano em que meu pai"sempre ausente;morreu" ocorreu num trágico acidente de moto.
situação triste, pois com qualidades e defeitos eu o amava; mas não sendo hipócrita confesso que ele era pra mim apenas um legal conhecido e nada mais…
Fim da ansiosa espera: finalmente 20 anos
Acontece a cirurgia reparadora comigo,e como não podemos negar, a concretização de nossos sonhos realizados são também bençãos resplandecendo pro resto de nossas vidas! Assim diz as escrituras:
A nós que somos pais se um filho nos pede um pão, acaso daremos-lhe uma cobra, q dirá Deus.
Alegre-se vossa alma com a misericórdia do senhor,e não vos envergonheis do seu louvor. Realizei vossa obra antes do tempo fixado, e ele, no tempo que é seu, vos dará a recompensa.
22 anos
Ocorreu-me, de ter ficado noiva,e tudo parecia perfeito;as alianças nos dedos e toda a mobília da casa comprada, mas perfeito só as aparências.
Veio-me um inconformismo tão grande de não ter dado certo que quase cheguei a loucura.
Mas tendo de colocar só Deus no controle pois cabe a ele todas as coisas;e na verdade só parecia que daria certo; mas só que não! Então quanto melhor é ficar tudo só lembrança e no passado.
Assim diz o senhor, o teu libertador, o santo de Israel: sou o senhor teu Deus, sou o que te ensina o que vale a pena quem te conduz pelo caminho que deves seguir.
23 anos
Ainda grande sofrimento pelo ocorrido aos 22 …
Aos 24 anos
Com outro rapaz me casei, dessa vez me preparei antes, buscando continuamente com clamor e confiança as bênçãos e o poder de Deus, para que nunca mais me deixasse passar por tanta decepção como já havia ocorrido; e louvado seja o altíssimo fui abençoada.
Palavras adequadas para essa situação: Joel 2
Apelo à conversão e a penitência
"Pois agora então __ oráculo do Senhor voltai para mim de todo o coração fazendo jejuns, chorando e batendo no peito! Rasgai para o senhor vosso Deus, pois ele é bom e cheiro de misericórdia! É manso na ira, cheio de carinho e retira a ameaça! " Quem sabe ele volta atrás, tem compaixão e deixa para nós uma benção! Poderá haver, então, oferendas de trigo, nem faltará vinho para libação em honra do senhor vosso Deus.
Aos 26 anos
Foi tudo ocorrendo bem e tive meu primeiro filho. E se pensam que a maior emoção foi o nascimento deste filho foi também; porém como tudo em minha vida é diferente das demais…
Ocorreu que, emoção ainda maior e inesquecível é de meu filho, ter se mexido pela primeira vez sendo enquanto estava ministrando a palavra de Deus em uma igreja, e eu acreditei fielmente que aquele menino seria pela vida afora um ser grandemente abençoado, amém.
Palavras adequadas para essa situação: Isaías 35:5 e 6
Exaltado é o senhor pq mora nas alturas, pq enche Sião de direito e de justiça.esta será a garantia de seus dias: a riqueza que salva é a sabedoria e o conhecimento de Deus.o temor de Deus é o seu verdadeiro tesouro.
Aos 30/31
Tive uma filha e quando chegou aos 32; meu Deus quanta provação,e tão quão bênçãos, o altíssimo me concedeu nesta época: ocorreu que eu e esposo ambos, estagnamos
quietos em nossa zona de conforto.
Para alguns isso basta, já pra outros isso é estagnação, sendo o meu caso; aquietar não Daria seria uma falência múltipla de toda vasta capacitação produtiva e o fim de toda dignidade. Pensei não dá mais; Sem falar que às vezes nos nós estagnamos não é pq estamos cheios de conforto não! É por falta total de conscientização, enfim falta de ação._ falei a meu esposo,do progresso de deixá-lo cuidando de nossas duas crianças, e ir para o estrangeiro para trabalhar, com a garantia de uma de uma verdadeira amiga (desde a infância) a qual me mandaria a passagem caso eu firmasse na palavra q quisesse ir. Deus quis q eu fosse... então não tive outro jeito, e me preparei pra viagem; pessoas me disseram q.caso eu fosse, acabaria por me separar do esposo, porém já estávamos separados em nossas opiniões, nossos estímulos de lutas pela vida, e diante disso eu respondia que se ficasse, aí é que iríamos nos separar, e assim sendo eu coloquei minha coragem e determinação só nas mãos de Deus e acabou por dar certo para que eu chegasse lá.
Já te foi indicado,ó homem,o que é bom,o que o Senhor exige de ti .
É só praticar o direito,amar a misericórdia e caminhar humildemente com o teu Deus.
(Miquéias 6.8)
Completei 33 anos"do outro lado do mundo"
E mais essa vez teve influência de pessoas verdadeiramente fiéis em minha vida "família Azevedo"
Incluindo aquela amiga considerada única entre outras mil; pois bem é assim que qualifico minha amiga "Sueli Azevedo" pois é através da ajuda dela que consegui sair do meu país e mesmo assim entretanto lá em:
Em bruxelles (belgique); olha não há nada tão incoerente e desagradável que sair do seu país faltando menos de um mês para o natal e ano novo, significando horrores nessa época ficar tão longe e sentido-nos como se nossa vida fosse-nos tirada, e não sabermos quando teríamos de volta; embora absurdo mas infelizmente só quem passa por isso explica a dimensão desse significado. Fiquei lá menos de um ano, parecendo pouco (porém uma eternidade) longe de tudo e todos, posso dizer que senti falta é imensa; até mesmo da água maravilhosa que temos em nosso país. Além do mais associando as controversas da vida conclui que:
Sentindo-nos menores da terra ainda, sejamos como formiga, sem força; entretanto mais sábio que os sábios por provisionar mantimento no verão (provérbios 25)p
Pois bem elas não ficam estagnadas(conselhos diversos).
Bem mas não vos afadigueis para enriquecermos, acalme-nós; pois se levantarmos os olhos para as riquezas elas já desaparecem: pois se cobrem de pena como águias e voam pelos ares (provérbios 23)
Concluindo falo com conhecimento de causa que o pouco com Deus pode ser infinito enquanto o muito sem Deus é algo volátil; continuamente nas escrituras sagradas cita que nos compadecemos com a causa do órfão, da viúva, do pobre e do estrangeiro.e em apenas a condição da viúva é que ainda não vivenciei; entretanto em todas as outras afirmo ter tido os holofotes da permanente luz de Deus, em especial quando eu estava estrangeira (de dias difíceis) todavia em terras estranhas, Deus não me privou de ter o bom alimento e jamais pernoitar ao relento.
Reconcilia-te com o senhor teu Deus e terás paz;por estes meios conseguirás os melhores frutos.
Com 34 anos, "abençoado dias de refrigério"
Ao crermos que Deus age aconteça o que for, mas sendo ele o nosso refúgio e socorro, e entretanto ainda possamos nos sentimos tão impotentes quanto uma viúva que disse dar ajuda ao profeta Elias, e dizendo-lhe da seguinte forma:
" Juro pela vida do Senhor teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra, eu apanho 2 pedaços de lenha para preparar esse resto pra mim e meu filho para comermos e depois esperamos a morte!"
Elias replicou-lhe; não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-me.
Depois farás o mesmo para ti e teu filho pois assim fala o senhor, Deus de Israel: a vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra. e fazendo como lhe ordenaram, e comeram ele, ela inda seu filho durante muito tempo. A farinha não acabou, nem diminuiu o azeite da jarra conforme o Senhor tinha dito por meio de Elias.(1Reis 17)
Testemunho assimilado a um ocorrido comigo enquanto eu orava e clamava a Deus, no silêncio do quarto em que eu pernoitava na (Bélgica) e em meio a uma fé fervorosa para que Deus me socorresse, embora nem eu soubesse como mas ele sim; eu pedia a Deus que fizesse valer todo o sofrimento por cada uma daquelas lágrimas e ainda por cada moeda ali conquistada.
Tomara Deus fizeram uma multiplicação da qual eu o louvarei pelo resto dos meus dias.
E acredite, a vontade do senhor assim se fez desde os meus 35 anos e até aqui o senhor tem nos ajudado e queira ele que eu possa ir muito além, e acorreu de ao ter retornado ao Brasil, construímos uma sala comercial na qual Deus a mantém constantemente alugada para honra e glória do Senhor.
A mão dos que se esforçam chega ao poder; e dos preguiçosos porém acaba na escravidão. (Provérbios 12.24)
Entre os 35 aos 37
Aqui mesmo, em meu país entendi o quanto meu esposo voltou a ter mais animação para com a vida e assim sendo nós trabalhávamos dia e noite, instalamos um Hortifruti com pamonharia enfim um comércio, onde nem tínhamos tempo pra alimentarmos, mas curioso é o quanto encontrávamos felizes e realizados.
Meu coração exulta no Senhor, a quem dou graças e levanta a minha força minha boca desafio meus adversários pois me alegro em sua salvação. (Samuel)
Ainda 37 tornei-me mãe outra vez e resolvemos pararmos com a atividades do comércio até pelo fato de não mas estar compensando, e demais foi bom pois como a palavra do altíssimo diz ter tempo para tudo, e nós necessitamos de um tempo de descanso e foi assim até que o menino nasceu.
E cada pai contará a seus filhos seus gestos de amor sempre fiel.
Senhor vem salvar-me.
Só os vivos podem louvar-te como estou eu fazendo agora.(Isaías 38: 19 ao 20)
O meu esposo que já vinha a vários anos sentindo terríveis dores de cabeça; e com diversos exames sem descobrir o que seria e até que complicou mais.
E mesmo tendo dois filhos pequenos e um bebê, todavia fui a luta determinada para que pudessem aprofundar nos exames e descobrir o motivo de tanto sofrimento, e primeiramente pelas graças de Deus e depois por gigantesca coragem que me empenhei para descobrir o que de fato ele tinha, e finalmente conseguimos êxito. Pois era problema sério de artrose na coluna do início da cabeça; ao qual fosse exagerado o esforço dele no trabalho braçal daí quantas consequências. e o médico relatou, o melhor a fazer seria evitar trabalhos extravagantes e ainda aprender a conviver com a dor devido não ter outro recurso,e assim sendo eu (esposa) entendi que nossas vidas daí por diante mudaria radicalmente.
E quando estavam em paz, voltaram a praticar o que é mal aos teus olhos, e os abandonastes ao poder dos opressores, que os dominaram.
Então de novo clamaram a ti e, do céu tu os ouviste e na tua misericórdia os libertaste, vez por vez. (Neemias 9.28)
Com 39/40 anos
Ocorreu de vivermos dias de muita tribulações
Tão terríveis ao ponto de ficarmos todos a beira da loucura. Um certo dia ocorreu de meu esposo ter passado pelo pronto socorro,e mesmo depois disso ainda em casa, remoendo e chorando ele me pediu pra que eu fosse chamar uma missionária para ajudá-lo; pois dizia não aguentar mais de tanta dor, foi então que eu ao sair numa bicicleta, um tanto atordoada e que entrei sem prestar atenção na rua, e por questão de segundos um carro teria me atropelada, porém foi Deus que mais essa vez me deu livramento de morte.
Neste dia senti esse tipo de sentimento:
Subiu-me a água sobre a cabeça pensei: "estou perdido"
Teu nome eu invoquei, Ó Senhor do fundo da cova.
Tu ouviste meu apelo: não seja surdo a meus gemidos e clamores.
Tu te chegaste quando eu te clamei, disseste: " não temas!"
Um defensor de minha causa tu te tornastes,/ livrastes a minha vida.
Un Geste me juiz, ó Senhor, tu viste minha opressão.
(Lamentações 3. 54 ao 59)
Aos 41 anos
Tomamos uma grande decisão
" E que glória, decisão correta!" Decidimos mudar de casa, pois onde morávamos lá estávamos bastante infelizes, próximo de uma praça e a poluição sonora era algo devastador o que piorava O problema de saúde de meu companheiro, sentíamos que a situação era tão crítica ao ponto de que eu passei a pensar não existir situação diferente, a qual ou saíssemos de casa com nossas próprias pernas, ou se caso continuássemos estagnados e sem ação, ocorreria de termos de sair dali carregados.
Mediante a essa situação entendi, que mesmo diante de tanta aflição mas se faz necessário que busquemos primeiramente ao Senhor, em especial com total confiança e no mas todas as coisas nos serão acrescentadas.(conselhos diversos)
A casa para qual me mudei não tendo eu tudo que amo mas amo tudo que tenho.
Aos 43 anos; Ano de desolação "morte de minha avó"
Apesar de eu, ter tido com ela algumas frustrações, mas também tem os lados positivos, por ela ter sido uma das mulheres que mais admirei e até amei na vida, afinal ela também foi minha mãe e instrutora (a qual devo reconhecimento e apreço pelo resto de meus dias) e olha todas as palavras aqui empenhadas ainda não explica ou justifica o tamanho
do sentimento que certas pessoas conseguem implantar dentro de nós.
O amor é forte como a morte é cruel como o abismo, o ciúme: as chamas são como labaredas divinas. Água torrenciais não puderam extinguir o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, com o total desprezo o tratariam.
(Cânticos dos cânticos 8)
Tive também o livramento precioso de Deus altíssimo "novamente livramento de morte!" Ao ser atingida por por raio q verdadeiramente chegou me atingir, mas pela intercessão de Deus, acabou por não ser fatal; pois minha vida mais uma vez; por Deus foi salva:
Feliz o homem a quem Deus corrige! Pois não rejeitamos a repreensão do poderoso, porque ele fere,mas trata da ferida; golpeia, mas suas mãos curam.
De seis tribulação te livrará e, na guerra do perigo da espada. Estarás a salvo do açoite da língua e não terás medo da devastação quando chegar.
Obs: dentre outras coisas contínua,(Jó 5.17)
Entre 44 e 46
A vida segue normalmente ainda com a total proteção de Deus e eu e minha família seguimos remando.
Entretanto não esqueçamos os benefícios divinos até mesmo por sabermos que Deus é o mesmo de Ontem hoje e sempre.(Isaías)
Aos 47 anos
Eu e esposo conseguimos realizar sonhos que até então parecia impossível .
E de fato, até mesmo para os os nossos próprios pensamentos seriam; "entretanto para Deus tudo é possível" e viajamos de avião após meu esposo ter 50 anos, bem eu já havia viajado quando estive no exterior (a trabalho) mas também conhecer o mar isso ainda não havia ocorrido, e acredite depois de conhecer o mar, tendo nós chegando ao Rio de Janeiro; bem ficamos maravilhados "em especial eu" passei a ter a ideologia de que ninguém devesse morrer antes de conhecer o mar.
Palavras certas para esse tempo de reflexão:
Oh! Todas os que estais com sede, vinde buscar água!
Quem não tem dinheiro vem também! Comprar para comer vinde comprar sem dinheiro vinho e mel, sem pagar!
Para que trabalhar tanto pelo que não mata a fome? Escutai, ouvi bem o que eu digo e comereis o que há de melhor o vosso paladar se deliciar com o que há de mais saboroso. Atenção! Vinde procurar-me, ouvi-me e tereis vida nova, farei convosco uma aliança definitiva, um compromisso firme com Davi; o Senhor teu Deus, santo de Israel que te glorificou. Procurai o senhor enquanto é possível encontrá-lo chamai por ele agora que está perto.
(Isaías 55.1 ao 3)
Ainda aos 47 anos, entre o junto e o misturado realizações e frustrações.
Ocorreu-me de ter levado comigo para o Rio de Janeiro, um pendrive com uma história belíssima, baseada em tantos relatos que já presenciei; e assim provavelmente teria proveito para um livro ou minissérie ou até uma novela.
Enfim o que tanto queria, seria nada mais e nem menos que uma avaliação, e conversa com uma pessoa do departamento de assistência social, mas ocorreu de me informarem que lá isso não existe. E mesmo sendo uma emissora de TV, então quanto a mim surgiu foi uma consternação; e assim acabei sem esclarecimento algum, por maior que foi a insistência, e meados a minha decepção e assim voltei pra minha cidade sem chão, sem fé no ser humano, enfim desolada.
De volta pra casa encontrei na sabedoria o meu descanso, pois sua companhia não traz amargura, nem tédio a sua convivência, mas sim alegria e contentamento.
(Sabedoria 8.16)
Quanto a frustração pelo descaso humano…
Acabei-me estagnada, quanto ao querer exterminar com sonhos; desta vez como raramente senti-me no fundo do poço.
Cheguei a imaginar, não ter mais prazer em continuar a mostrar histórico alguma, a quem quer que fosse… mas como diz o poeta "a arte existe porque a vida não basta". E ocorreu-me de dias depois, e eu que até então não tinha ainda costume de folhear a bíblia quase todos os dias e ficar procurando conhecimentos promissores para nos dar vida, e vida em abundância.
Mesmo minha fé em Deus sendo de valor precioso, entretanto eu só consultava a bíblia casualmente.
E consegui só mesmo por Deus sentido ainda maior, para prosseguir escrevendo e sentindo-me vitoriosa. Pois como um ditado popular " tudo aquilo que não me mata, ainda mais me fortalece"
Então depois de ouvir, "não queira ter chance alguma" confesso ter achado um sentido ainda grandiosamente construtivo para prosseguir...
Isso pelo fato de que uma mini-série ou que fosse até uma novela que eu venha a escrever, isso é ótimo portanto volátil num certo tempo. Enquanto que escrevendo histórias verdadeiras e bíblicas; sei bem que isso será levado para posteridade, e isso pra mim verdadeiramente é de um valor transcendental.
Eu era o pai dos pobres e com cuidado examinava a causa do desconhecido.(Jó 29.16)
Na verdade, o estrangeiro não pernoitar ao relento e a minha porta permaneceu aberta ao viajante.(Jó 31.32)
Acaso eu não chorava outrora por aquele que estava aflito, e minha alma não se compadece do pobre.(Jó 30.25)
48 Anos
Quanta decepção horrorosa com minha filha de 19 anos
Tão terrível que prefiro até mudar de assunto até porque contando sermos felizes, apoiando em outro ser humano, a chance de nos decepcionamos é "tremenda" mas ao nos apoiarmos em Deus (na fé) já esse resultado é glorioso; tal como o de fazer esse livro " crendo nessas palavras todos viveram felizes e para sempre " ainda especial dando apreço a esses conselhos.
(Já te foi indicado, ó homem o que o senhor exige de ti. É só praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com teu Deus) (Miqueias 6)
E ainda: teme a Deus e observa seus mandamentos eis o que compete a cada ser humano. Quanto às coisas que se fazem, Deus clamaram em juízo tudo o que é oculto, seja o bem seja o mal .(Eclesiastes 12.13)
Participei da instrução mesmo se com muito dinheiro, e com ela ganhamos ouro em abundância.
Quem é sábio instrui o povo, e os frutos do seu bom senso são confiáveis.
O sábio será cumulado de bênçãos, e todos os que o virem o declará feliz.
Mensageiro fiel é como frescor da neve em dia de ceifa ele renova a vida.
O sábio; conhece a nossa explicação das coisas, e a sabedoria ilumina-lhes o rosto e abrandar a dureza do mesmo.
Feliz aquele a quem sua alma não condena, e que não arrefeceu em sua esperança.
Pede conselho a todo sábio e não despreze nenhum bom conselho. (Tobias 4)
50 (meio século)
Reflito o quanto me tornei um ser abençoado
Além da fé, a seriedade com temor de Deus.
Após os 50, é promissor esse livro; mesmo sem que eu tenha, formação em renomadas faculdades, nem tão pouco ser uma executiva com grandes posses, mas pela vida árdua que tive, nem me tornei uma revoltada ou dependente de qualquer droga ilícita.
Tornei-me incondicionalmente dependente é de Deus (com todo o orgulho do mundo).
Não digas: "Do que é que eu preciso?" e ainda: " Que bens me advirão daqui?"
Não digas Basto-me a mim mesmo; de agora em diante que desgraça me poderá atingir? No dia feliz não ti esqueça dos males, e no dia infeliz não ti esqueça dos bens. Pois é fácil pra Deus, no dia da morte, retribuir a cada um segundo seus atos. O tempo da desventura faz esquecer a imensa riqueza, mas é no fim da vida que as obras são reveladas.
Antes de morrer não louves pessoa alguma, pois no seu fim é que se conhece a pessoa.
(Eclesiásticos 11)
Duas coisas tenho pedido, esperando que não recuses antes de morrer:
Afastar de mim vaidade e mentira e não me dês indigência nem riqueza, mas concede-me apenas minha porção de alimento.
Isto para que estando farto, eu seja tentado a negar te e comece a dizer. " Quem é o Senhor?" Ou tendo caído na indigência, me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.
(Provérbios 30)
Continua ainda aos 50
No meu conceito livros é comum escrevê-los "entretanto pra mim é extraordinário".
Lembro-me ainda criança; se entregavam papéis pra minha avó (a lavadeira e pediam que lê-se, e ela respondia não poder, por ser "analfabeta"; e eu imaginava que quando crescesse quisera jamais falar que eu também fosse isso, até porque alguma coisa me dizia que esse palavrão "analfabeta mesmo que eu não sabia o seu significado, sobremodo entendia ser palavrão de extrema decadência" enfim agradeço a Deus continuamente dele ter me dado uma sorte diferente daquela da minha avó.
O santo espírito da instrução foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a iniquidade. (Sabedoria 1.5)
Infeliz é o povo que despreza a sabedoria e a disciplina; vã é sua esperança estéreis seus esforços e inúteis suas obras. (Sabedoria 3.11)
Entretanto assim também se adquire sabedoria, não só pela leitura mas; mantendo Deus e o bom senso no coração firme e sê constante, inclinando ouvidos e acolhendo palavras inteligentes e não desesperando-se no tempo da contrariedade; suporta as demoras de Deus agarra-te e não largue para ser sábio em teus caminhos. (Eclesiásticos 2.2 e 3)
Entretanto ainda (quanto a sabedoria) só podemos obtê-la se Deus nos conceder e já é sinal de sabedoria saber, de quem pertence esse dom… (Sabedoria 8)
Sei eu, o quanto nós que confiamos com fé e fervor em Deus, em nossa vida acaba tendo um diferencial das demais; até porque que em se tratando das coisas de Deus, elas dão é resultado descomunal onde cientistas e estudiosos nem tentem explicar…
Assim diz o Senhor seu libertador, ele que te formou desde o ventre de sua mãe:
"Eu, o Senhor, sou o criador de tudo: sozinho estendi os céus, quando nivelei a terra, quem estava comigo?
Eu confundo o sinais dos videntes, e os adivinhos ficam abobalhados.
Faço os sábios retirarem a palavra, e sua sabedoria vira tolice.
(Isaías 44. 24 e 25)
Afinal que guardemos noite e dia a seriedade e o temor de Deus.
Pois Deus com a mesma intensidade do mais puro amor mas também quando necessário se torna fogo consumidor.
Aos temerosos, a sabedoria livra-os de suas fadigas;e os guia por caminhos retos os que fogem do ódio do irmão, mostrando-lhe o reino de Deus e concedendo-lhe o conhecimento das coisas santas: que faz prosperar-nos em empreendimentos e termos recompensa pelas fadigas.
Sabedoria e instrução é o temor do Senhor, e o que lhe agrada é a fé e a mansidão. Sem rebeldia ao temor do Senhor, não demonstre coração dividido; nem hipócrita diante dos outros e tome cuidado com os lábios.
Não te exaltar a ti mesmo, para que não venhas a cair sobre ti a desonra pois o senhor revelaria os seus atos ocultos e te abateria no meio da assembleia, por te haveres aproximado do temor do senhor com malícia, estando seu coração cheio de falsidade e engano. (Eclesiástico 1.34 ao 40)
Em meio século quantas conclusões, "inspirações"
Concluí que não podemos viver em separados do mundo, entretanto que lutamos para termos uma conduta incomum do "modelo mundano" é quase impossível mas lembramos que Jesus nos ensinou:
E reafirmo, no mundo passais por aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo.
E ainda; Que todas as leis de Deus se materializam nessas:
Obediência e temor de Deus, humildade e verdadeiro amor a tudo…
Pois a observância das leis é a garantia de incorruptibilidade e a própria faz estar junto de Deus.
E por fim as provações fazem parte e é necessário.
Simplesmente deixo com as reflexões bíblicas onde todos os fatos falam por si até porque é importante que não esqueçamos que Deus:
Fez reto o ser humano; eles porém meteram-se em complicações sem conta. (Eclesiástico 7)
Apelo à conversão e a penitência
"Pois agora então
oráculo do Senhor voltai para mim de todo coração fazendo jejuns, chorando e batendo no peito! Rasgai para o Senhor vosso Deus pois ele é bom e cheio de misericórdia! É manso na ira,, cheio de carinho e retira a ameaça! Quem sabe ele volta atrás, tem compaixão e deixa para nós uma benção! Poderá haver, então, oferendas de trigo nem faltará vinho para libação em honra do Senhor vosso Deus. (Joel 2)
Tendo nós um abrigo na falsidade e nos escondemos por trás da mentira; e entendamos que só a aflição faz entender a lição. (Isaías 28)
Desamarrar as cordas do jugo; deixar livre os oprimidos, repartir comida com quem tem fome. Aí novo amanhecer vai brilhar em tua luz e tuas feridas ao de sarar e teus atos de justiça irão a sua frente e a glória do Senhor te seguirá. (Isaías 58)
Portanto quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.
Não tendes sido provados além do que é humanamente suportável.
Deus é fiel e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças.
Pelo contrário junto com a provação ele providenciará o bom êxito para que possais suportar (Coríntios 10.12)
Graças a fé, pelo poder de Deus, estás guardado para a salvação que deve revelar-se nos últimos tempos. Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum momento atritos por causa de várias provações.
Deste modo o quilate de vossa fé tem mais valor do que o ouro testado no fogo, alcançará louvor honra e glória no dia da revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1. 5 ao 7)
TEMPOS DISTANTES NAS PALAVRAS DA SAUDOSA AVÓ ( VOHONA)
E AINDA CONSTATAÇÕES DA VIDA
É vida de labuta onde às vezes o filho chora ea mãe não escuta.
Coma pau ou coma pedra, instrua-se de sabedoria para não retroceder, nem vire para direita, ou esquerda siga em frente para vencer.
Por beleza perfeita não esperemos; não existe! É melhor nos conformarmos com o não seja tão belo de admirar, nem tão feio de assustar.
Nascendo pássaro voará sempre nas alturas, mas nascendo peixe conforme-se; poderá até voar sobre as águas, mas cá embaixo. Pessoas sem nenhum apoio, é como vara única que se quebra facilmente, porém apoiada com outras juntas; e tente quebrá-las novamente.
Versão: diga com quem tu andas que direi quem tu és.
Contravenção: faça o que te digo e não faça o que faço.
Em verdade vos digo que pouco com Deus pode se tornar grande prosperidade, enquanto o muito sem Deus é imensa futilidade.
Por maior que seja as dificuldades que a vida lhe apresenta não se desespere, pois só tem duas alternativas ou você aguenta ou arrebenta.
Sendo excessivamente intrometido em tudo, querendo às vezes você mostrar estar fazendo uma grande bicha, mas possa ser que ser interpretado fazendo uma grande bicheira.
Há situações em que dos outros temos muita dó,mas devemos apenas orar por essas pessoas, por entender que mesmo com dó, mas não podemos andar ao redor; até pelo fato que só Deus pode ajudar
e isso se quiserem, claro…
Temos com afinco e sabedoria para no momento certo dizer não a voz da ilusão, e sim a voz da razão.
Si até a bíblia instrui que maldito é o homem que acredita no homem, então não se decepcionar com próximo; algum por engano.
Preste atenção se o coitado é assim, por ocasião ou se é sempre coitado por opção.
Em hipótese alguma se entregue de corpo e alma a um humano pois o mesmo pode ter um coração como um campo minado.
Terra que ninguém pise.
Espere tudo com Deus; quase nada com o ser humano e isso vale tanto pro que tá mamando a caducando.
Os obstáculos da vida sê constantes até parece que nunca acaba, mas peçamos a Deus sabedoria para vencê-los cada a cada, pois sê imprudentes podemos sair do espeto e cair na brasa.
Nunca esqueçamos que nascemos como filhos de ratas, desprovidos de pelos "pelados".
E sempre reavivamos o valor de dar graças a Deus a tudo que em nossa for acrescentados.
Valorizemos nossas conquistas com afinco para não jogarmos o tesouro que está no prato, no mato.
Entretanto suprema valorização; lembre-se como dizia Salomão tudo é vaidade "Ilusão e aflição para o coração".
"E por fim hoje você tem um tempo pra pensar, mas amanhã pode ser uma eternidade pra se arrepender" (versos de uma música) .
E é aos trancos e barrancos que se segue neste mundo com muitas aflições, mas tenhamos bom ânimo para vencer, pois assim como Cristo nos disse ele venceu o mundo.
Prossigo falando de justiça x injustiça
É complicado ter que aceitar que a terra se encontra,toda com o índice elevado de contaminação, e que as ações do humano para amenizar tudo isso é quase nenhuma.
Isso é "injustiça e catastrófica" onde já estamos sendo penalizados… e essa contaminação ocorre de tantas formas que fica difícil enumerá-las.
Pois vejamos bem que entretanto somos culpados:
Somos quando damos descarga em vasos sanitários e mandamos embora os excrementos, e não brigamos com o poder público para que providencie formas desses excrementos não irem diretamente para córrego e rios, contaminam nossas já escassas, mas abençoadas águas que é fonte da vida.
Somos culpados ao colocar fogo na vegetação para contaminar o ar, aumentar doenças respiratórias, que até diminui nossos dias de vida; queimar árvores que também é fonte de vida.
Ou mesmo que seja queimar lixo que também é imensa contaminação.
Somos culpados de não tentarmos diminuir a quantidade de lixo, em nosso planeta, nem darmos a adequação correta a cada um tipo de resíduos e culpados de escavar o solo desordenadamente.
Culpados: por disseminar o ódio em vez de paz.
Culpados: por esperar só dos outros ao invés de justo.
Culpados: por esperar só dos outros ao invés de Agirmos.
Culpados: por sermos participantes de tantos horrores ao invés de sermos pacificadores
.
Instrutor não faltou pois Jesus veio a este mundo, única e exclusivamente não para condenar, mas toda a sua trajetória aqui, foi em prol de pacificar sempre.
Condenar jamais, só cabe a Deus a condenação! E será que nós nunca vamos aprender nada com tudo isso?.
Após tanta mensagem "mais está"
No direito de doar única mensagem a um estranho (o que sou) é essa, por ser o amor e a humildade os sentimentos primordiais.
Sobre tudo relutar no mundo por habitar, Há pobres e nobres e que a paz nos acalenta…
Entretanto ninguém se iludam, pois por mais que nos confundam; todos seremos iguaizinhos destruídos, pelo fogo ou pelos vermes.
Embora estarrecedor, parte da complexidade do universo.
Portanto não esqueçamos em contínuos D'(amai ao próximo como a ti mesmo) por sermos todos iguais; são os valores que transcendem…
Ou reflita por outro ângulo se és capaz?.
Bom Conclusões de até então
Estando eu com 50 anos, só consigo afirmar que ainda tenho pela frente um futuro cheio de planos, fé e aceitação.
E só prefiro aceitar que o futuro a Deus pertence.
Mas já confesso minha felicidade e gratidão pela grande oportunidade de ter sido contemplada pelo apoio, do pessoal do museu da pessoa, e estar aqui podendo contar minha autobiografia isso pra mim já é uma dádiva.
Mas também prosseguirei com afinco buscando da minha parte, a oportunidade de lançar um livro "crendo nessas palavras todos viveram felizes e para sempre".
Também venho há anos correndo atrás assiduamente, mas sem nunca ter conseguido apoio de alguém para eu poder mostrar uma outra história também uma "excepcional novela" mas ainda não desisti... tenho também algumas músicas que consegui compor e pode ser que um dia seja gravadas…
Isso sem falar que conheci uma árvore "da vida ou do milagre" a qual estou cultivando com todo o amor, para espalhar…
Na seguinte forma, o livro será vendido, mas só que terá uma semente desta árvore, acoplada na capa, do lado de dentro; assim como costumam acoplar um CD nos livros, e essa semente plantada virando árvore,além dela melhorar o nosso ar, o outro objetivo é ela também dar saúde e é lógico como ela serve de alimento "suplemento alimentar" E ela ainda poderá combater a desnutrição.
Sei que meus planos são audaciosos mas sei que se for da vontade de Deus tudo se cumplirá.
Enfim sou extremamente feliz pelo fato de que eu posso prosperar na terra de minha aflição e ainda tudo posso naquele que me fortalece.
Amém, Amém e Amém.
Essas verdades foram descritas até novembro de 2019
Mas especificamente em meu cinquentenário "50 anos"
ainda por fim não posso deixar de destacar duas músicas de valor imensurável em minha vida; a primeira é justamente de minha própria autoria que se chama Liso e Leso e de referência ( https://youtu.be/OMTCLQCVI58)
e que conta com o vídeo (a figura) mostrando a verdadeira cara de afligido e pobre sofrido e desamparado pela sociedade, pela sorte, pela vida…
Ainda se destaca sendo eu goiana, e a música é sertaneja.
Já a segunda música que pra mim, ela me descreve por completo.
Pois essa música é a melhor que pude conhecer nesse meu "ano 50 " .
É tão interessante e essa autobiografia começa falando a sobrevivente e já essa música termina falando sobrevivi; Assim sendo é como se essa música fosse feita pra minha pessoa sob medida mediante a tudo que passei pra me tornar o que me tornei.
Pois as frases dela falam exatamente dessa forma.
Eu aprendi a ganhar, perdendo, aprendi a subir descendo.
Doeu Doeu mas eu cresci; e cresci diminuindo.
E apareci, desaparecendo, e o poder de Deus na minha fraqueza se aperfeiçoou …
E entre outras palavras termina dizendo; e não importa o que eu sofri o que importa é que eu sobrevivi, sobrevivi….Recolher