Na década de 1970, trabalhou na IEC - Indústria de Equipamentos Cinematográficos S/A, fabricante de projetores de cinema e equipamentos audiovisuais, empresa pela qual recebeu o prêmio “Distinção Indústria” da FIERGS, pela autoria do episcópio com objetiva de 100mm de distância focal. N...Continuar leitura
Na década de 1970, trabalhou na IEC - Indústria de Equipamentos Cinematográficos S/A, fabricante de projetores de cinema e equipamentos audiovisuais, empresa pela qual recebeu o prêmio “Distinção Indústria” da FIERGS, pela autoria do episcópio com objetiva de 100mm de distância focal. Na mesma empresa receberia outro prêmio “Distinção Indústria”, desta vez pelo projeto e execução de um retroprojetor Visograf.
Em 1978, estabeleceu-se em São Paulo, onde viveria por 13 anos. Daquele ano até 1983, trabalhou na multinacional francesa, Secim do Brasil, como projetista. À época, fazia parte da equipe brasileira que estava à frente do projeto Açominas, enquanto o restante era desenvolvido por consórcio estrangeiro.
Também tomou parte no projeto do Estágio III da COSIPA - Cia. Siderúrgica Paulista S/A e foi idealizador de um projeto para transformação de um forno desenfornador de placas em forno de tarugos, com equipamento alternativo não-convencional, que resultou na vitória de uma concorrência internacional. Ainda na Secim, foi convocado para ficar um mês em Belo Horizonte, como responsável pela organização física do arquivo técnico do projeto Açominas. Por fim, trabalhou na tropicalização das plantas de analogias estrangeiras, analisando-as e colocando-as dentro dos padrões e parâmetros brasileiros.
No período de 1986 a 1991, trabalhou na HDA - Acessórios e Equipamentos Ltda, no setor de P&D, onde desenvolveu o sistema de montagem do filtro hidráulico do avião de treinamento Tucano, para a Embraer, com certificação ISO, tendo ocupado as posições de chefe do departamento de projetos, coordenador de planejamento e gerente de Controle da Qualidade.
De 1992 a 1993, assumiu a gerência administrativa e industrial da vigência, indústria de luminárias e lustres, posteriormente vendida a Gustavo de Mello Schneider & Cia. Ltda. De 1994 a 1996, trabalhou como gerente de projetos na empresa Seibert & Decker, fabricante de linha de processamento de alimentos e equipamentos de automação informatizada para boliche. Essas duas experiências, vividas em um de seus retornos a Porto Alegre.
A Gerência de Display da extinta Mesbla, unidade Pinheiros (1983), o projeto e execução de 11 máquinas de churrasco grego em Porto Alegre (1984/1985) e duas iniciativas autônomas no ramo de alimentação, uma em Porto Alegre e outra em São Paulo (1992 e 1997) atestam e complementam o perfil generalista de Ney.
Família e vida pública
Em 1973, casou-se com Margarete Munhoz da Silva, com quem teve três filhos: Greice e Geison (gaúchos) e Gregori (o único paulistano da família), e com quem vive há mais de 35 anos.
Na capital paulista foi, ainda, presidente da Associação de Bairros do Campo Limpo, periferia da cidade, onde desenvolveu suas primeiras práticas de ações comunitárias em meados dos anos 1980.
Também foi presidente de APM e vice-presidente do conselho da Escola Leonardo Villas-Bôas, onde acabou descobrindo um desvio de verbas do Estado, que já perdurava por 12 anos, denunciando-o ao MEC.
Litoral sul e a política
Em 1998 mudou-se para a Baixada Santista, para a cidade de Peruíbe, onde vive até hoje. Lá se tornou funcionário da Prefeitura, tendo atuado em diferentes áreas da Defesa Social, onde acabou por resgatar um interesse antigo – a política.
Atualmente, é coordenador operacional do transporte público coletivo pelo DITRAN e um dos responsáveis pelo monitoramento da gestão de contrato de concessão, assinado em 18 de novembro de 2005, com a empresa Intersul. No desempenho de suas funções, acabou por ganhar a confiança dos usuários de transporte e fez amizade com muitos moradores, a quem tem apresentado suas propostas para resolver problemas de infra-estrutura e falta de emprego da cidade.
Há dois anos, Ney vem contabilizando um contingente cada vez maior de admiradores e futuros eleitores que corroboram com seus ideais e sua sede de cidadania.
Em 2008, é pré-candidato à Vereança pelo PSC – Partido Social Cristão e deseja ocupar uma cadeira na Câmara em 2009, objetivo para o qual vem trabalhando fervorosamente e com o qual pretende deixar sua marca na emancipação do município, em todos os setores de atividade da administração pública.
Com um moderno conceito sobre política, sempre sintonizado com os problemas macro do País e do mundo, suas principais idéias dão conta de planos de geração de recursos, desenvolvimento com economia auto-sustentável e fortalecimento do turismo, com participação e crescimento da área de serviços. Distribuição eqüitativa de renda e rígido desempenho na área de Educação, movimentação no controle da reciclagem de lixo, uma usina de biodigestão, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) e a construção de um mercado municipal, como projeto de apoio ao produtor agrícola; também fazem parte do escopo de sua proposta.Recolher