Seu Joaquim Alves da Silva nasceu em 17 de março de 1956, na cidade de Andradina (SP). Ele tem nove irmãos que moram em cidades diferentes. Quando ainda era criança seus pais foram trabalhar em Ouroeste, na roça, e ele foi junto. Em sua infância trabalhava na roça e gostava de nadar no “...Continuar leitura
Seu Joaquim Alves da Silva nasceu em 17 de março de 1956, na cidade de Andradina (SP). Ele tem nove irmãos que moram em cidades diferentes. Quando ainda era criança seus pais foram trabalhar em Ouroeste, na roça, e ele foi junto. Em sua infância trabalhava na roça e gostava de nadar no “corguinho”, brincar de biroca, soltar pipa, jogar futebol, brincar de pega-pega e andar de bicicleta. Estudava numa escola do sítio, ao lado do “corguinho” e lá tinha bancos de madeira e sua mochila era feita de saco de arroz e sua roupa também era feita de saco remendado e o sapato não podia molhar senão desmontava. Ele ia de caminhão pra escola e às vezes chegava todo sujo de terra. Sua mãe deixava uma marmita embaixo da árvore pra quando ele chegasse, era pra comer e trabalhar na roça. Seu prato favorito era e é ainda macarrão, mas antigamente a comida era mais gostosa.
Quando ele cresceu foi estudar em Guarani d’ Oeste e quando abriu o ginásio em Ouroeste, foi um dos primeiros alunos da escola e o Professor Sansara, que dá nome à escola, era o professor dele e era muito bravo.
Em Guarani d’ Oeste, entre amigos, conheceu sua esposa, Catarina, e todo fim de semana ele ia pra lá de bicicleta pra namorar. Se casou com 22 anos, trabalhava como servente de pedreiro construindo as casas da CESP, seu patrão quis levar ele pra São Paulo, mas ele não aceitou e em 1979 foi morar em Porto Primavera.
Ele aposentou e voltou para Ouroeste, porque toda sua família estava ali. A cidade tinha as ruas todas de terra, não tinha hospital e quando passava mal ia pra farmácia. Quando seu pai passou mal teve que levar pra farmácia e só depois levou para o hospital em Indiaporã e lá faleceu.
Seu Joaquim teve quatro filhos, três meninos e uma menina, mas infelizmente a menina que foi sua segunda filha nasceu morta. Todos os seus filhos cresceram em Ouroeste. Tempos depois em julho de 2017 sua mulher faleceu, eles tinham quarenta anos de casados e ele disse que se precisasse casaria de novo com ela. Um ano depois Seu Joaquim voltou a ficar triste porque seu filho mais velho faleceu.
Hoje ele mora só com o filho mais novo, já que o filho do meio é casado, mas mora em Ouroeste. Sua vida é um pouco difícil agora, mas vai levando. Ele disse que ele e o filho que cozinham em casa e que cozinham muito bem, mas que Seu Joaquim é o melhor cozinheiro.
Seu Joaquim é um homem de muita fé e adora ir à igreja e também jogar futebol, disse que é assim que se diverte hoje em dia. E também vai sempre na sua mãe, que tem 90 anos. O conselho dele pra todo mundo é “sem o estudo ninguém é nada”.
Alunos 5º Ano D E.M.E.F OuroesteRecolher