Dizem que a vida é feita de escolhas, é com essa frase que irei contar a história de vida de uma pessoa que tranformou sua vida e a de pessoas que estavam ao seu redor.
Aos 5 anos de idade Luiz Carlos Fraga Dos Santos já conhecia os grandes presídios de Porto Alegre,foi através de seu pai...Continuar leitura
Dizem que a vida é feita de escolhas, é com essa frase que irei contar a história de vida de uma pessoa que tranformou sua vida e a de pessoas que estavam ao seu redor.
Aos 5 anos de idade Luiz Carlos Fraga Dos Santos já conhecia os grandes presídios de Porto Alegre,foi
através de seu pai.Então com 12 anos envolveu-se no mundo das drogas, permanecendo durante 25 anos nessa vida de perdição; foi condenado aproximadamente 31 anos de prisão por seus atos, onde
cumpriu poucos meses, por bom comportamento e absolvição de outros delitos.
Em sua vida ele
passou por um problema de saúde, sendo um derrame cerebral ao qual foi desenganado pelos médicos, após três dias deu baixa do hospital, ficando com sequelas graves, estas que ele não permitiu que o impedissem de realizar suas atividades cotidianas. Após todos esses acontecimentos em sua tragetória de vida, Luiz tinha tudo para desistir de viver ou até mesmo prender-se a sua antiga rotina regrada ao seu passado, porém para preencher o vazio em sua vida optou por fazer algo que possa ajudar o próximo a sair de situações de vulnerabilidade social e de dependência de drogas e álcool.
Com o passar do tempo Luiz construiu uma familia, e com ajuda desta e mais alguns voluntários busca ajudar as pessoas a saírem dessa vida de extrema vulnerabilidade social, dependência as drogas, alcool e que residem nas ruas. Nas madrugadas frias e muito desertas, em locais inseguros e arriscados onde poucos são capazes de ir, ele encontra moradores de rua. Em suas abordagens aproxima-se dos necessitados com calma e educação e transmitindo palavras de conforto, oferecendo a eles alimento e o auxilio para eles reagirem e tomarem iniciativa para que possam saír da situação em que se encontram.
Na maior parte das vezes muitos recusão este auxilio pelo fato de possuirem medo do desconhecido e não terem mais forças para lutar contra seus problemas, já os que aceitam essa ajuda para renovação de suas vidas são levados a uma fazenda chamada de Fazenda Nova Vida.
A Fazenda Nova Vida encontra-se na parada 24 da Lomba do Pinheiro na cidade de Porto Alegre, onde abriga dependentes quimicos e moradores de rua para tentar reabilita-los e lhes propor uma nova vida com foco na religião cristã. Neste local ficam por um periodo indeterminado ate que possam sentir-se renovados, no local os abrigados realizam atividades domésticas, cultivo e criação de animais. Após esse tempo na fazenda, muitos conseguem sair com suas vidas renovadas e adentram novamente no mercado de trabalho, alguns tornando-se até mesmo gerente de posto de gasolina e principalmente aceitos de volta por seus amigos, familiares e vivendo em harmonia com a sociedade.
Emocionado no aconchego de seu lar, Luiz diz: “Agora eu vejo que vale a pena trabalhar, vale a pena estudar, vale a pena querer ser alguém na vida”. Ele fala isso quando se refere a sua grande família, hoje composta por 7 filhos e 12 netos aos quais se tornaram sua grande motivação. Em seu passado quando era dependente quimico não dava valor para eles, no entanto hoje em dia ele tenta preencher esse vazio cuidando de seus familiares e do proximo como a si mesmo,sempre em busca de renovação de vidas.
Através de doações de pessoas e da ajuda de mercados da região da Lomba do Pinheiro, Luiz consegue manter seus projetos ativos, alem de poder contar com essas ajudas, possui seu próprio brick, que é de onde ele consegue a sua renda mensal para ajudar sua família e em seus projetos sociais também.
Portanto não importa a vida que se tenha e a realidade que voce vive, sempre existe escolha, muitas pessoas reclamam e se dizem incapazes de mudar suas realidades, mas quando se tem vontade e coragem de fazer suas escolhas,tudo pode mudar e muitas vezes fazer a diferença.Recolher