Durante este ano de 2014, pude acompanhar mais de perto uma experiência de sucesso onde crianças e adolescentes têm a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas através de um projeto social de educação e cidadania por meio do esporte. O Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania dese...Continuar leitura
Durante este ano de 2014, pude acompanhar mais de perto uma experiência de sucesso onde crianças e adolescentes têm a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas através de um projeto social de educação e cidadania por meio do esporte.
O Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania desenvolvido pela Associação Centro América de Karatê Shotokan em Cuiabá é maravilhoso! Conta com a parceria do Projeto Criança Esperança, Voluntariado do Banco do Brasil, Agro Amazônia, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Meus filhos fazem parte desse projeto e isso faz uma grande diferença na vida da minha família. Podemos trabalhar tranqüilos porque sabemos onde eles estão, com quem e o que estão aprendendo na nossa ausência. O karatê desenvolvido por esse projeto não é somente um esporte! Não é uma luta de arte marcial que tem por único objetivo levar o atleta a competir e acumular medalhas! O que importa mesmo é dar oportunidade para as crianças, oferecendo uma atividade sadia que lhes possibilitem tornarem-se cidadãos de bem. Medalha é conseqüência do trabalho desenvolvido. Do início ao fim dos treinos, os atletas são envolvidos na riqueza de uma filosofia que transforma a disciplina e o equilíbrio mental em aprendizado de como viver e respeitar o semelhante. Possibilita o desenvolvimento da capacidade de pensar antes de agir frente às ameaças presentes no seu dia-a-dia.
Todo o êxito deste trabalho é graças principalmente, a duas pessoas que acreditaram na seriedade do projeto
e, apesar de todos os obstáculos, fizeram o possível para dar vida àquilo que antes foi sonhado no papel: Sensei Jose Humberto (incontestável shiran) e Vilda Aparecida Lucio (sua grande discípula)! Sem o empenho inicial deles, talvez fosse apenas um sonho. Além da extrema competência profissional, são pessoas que realmente se dedicam ao máximo para atender aos objetivos do projeto. Eles acreditaram, se empenharam, buscaram parcerias, abriram as portas da Associação Centro América de Karatê Shotokan e fizeram desse trabalho um comprometimento social. Não se percebe nenhuma diferença de tratamento entre os alunos que são pagantes daqueles que fazem parte do projeto, todos são tratados com o mesmo respeito e dignidade.
MAS NINGUÉM CHEGA TÃO LONGE SOZINHO, eles são uma corrente com muitos elos. É trabalho de um grupo de pessoas que vestiram a camisa e contribuem em favor dos que precisam. A responsabilidade e empenho de Sensei Rodrigo Lucio de Souza, campeão Mundial de Karatê-Dô-Tradicional que não se incomoda em compartilhar com essas crianças os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo com seu pai e mestre, sensei José Humberto, Daise, Erick, Thiago, Cleyton são todos empenhados em fazer o melhor. Há também a participação ativa da Conceição que é mãe da Manu, atleta do projeto, mas também é um anjo da guarda que tem estendido esse olhar e cuidado a outras crianças que necessitam. São elos muito importantes e se depender do empenho desses envolvidos, o projeto terá vida longa...
Cultivo um sonho em que o individual será promovido quando o coletivo puder melhorar o dia-a-dia e valorizar a história de cada um, independente de raça, credo ou posição social a que pertença e essa filosofia é muito presente no trabalho desses profissionais.
Cada vez que uma criança passa pela porta de entrada da Associação Centro América de Karatê Shotokan, traz sua história pessoal, com sonhos, anseios e desejos. Sabe que ali dentro obterá subsídios para transformar sua vida, com amizade, cooperativismo, respeito às diferenças e a certeza de que haverá um futuro vitorioso pela frente, se assim ele o fizer acontecer.
Sayounara Arigato Gozaimashita. Oss!
Cel Silva Professora Especialista em Educação Infantil-out/2014-Cuiabá/MTRecolher