Comecei a me interessar pela história na quinta serie, a idade da pedra e como aquilo era engraçado. Era diferente do que tinha aprendido na igreja, mas era divertido. Já na sétima série decido que queria ser professor de história. O professor foi vital para minha escolha, palavra que dava nom...Continuar leitura
Comecei a me interessar pela história na quinta serie, a idade da pedra e como aquilo era engraçado. Era diferente do que tinha aprendido na igreja, mas era divertido. Já na sétima série decido que queria ser professor de história. O professor foi vital para minha escolha, palavra que dava nome ao professor. Me torneio uma espécie de monitor e a partir dai decidi que queria ensinar história, algo que foi se confirmando com o passar dos anos.
Finalmente cheguei a faculdade, já com meus 23 anos. O que espero guardar na memória são alguns professores e desejo esquecer
alguns. Ambos pelo mesmo motivo a forma de ensinar. alguns professores são apenas pesquisadores obrigados a ensinar. o que é ruim.
A forma de ensinar não precisa ser inovadora, Mas o fato de sentir a vontade do professor em estar em sala de aula para mim muda muita coisa. o professor Francisco José tem uma aula ,arcaica mas eu consigo prestar atenção em sua aula por que sei que ele quer estar ali.A professora Lis dá aulas com power point , mas ela também possui a vontade de estar ali e isso é notado pelo aluno.
Eu sou mais do cuspe e giz, mas é importante trazer algo que prenda atenção do aluno. Quando usei Platão em meu titulo foi justamente nesse sentido, que em relação a tecnologia não sei nada. No entanto como professor tenho que reconhecer que não sei nada e buscar me apropriar de meios para ajudar meu alunos. O professor deve reconhecer sua deficiência em relação as tecnologia e tentar melhorar.
Afinal os alunos tem acesso as tecnologias digitais referentes ao passado. Esse acesso é positivo, mas pode se tornar negativo se não houver um amparo do professor , para desenvolver o espirito critico do aluno em relação algo que é lido na internet. Eu já tive um aluno que começou a se interessar por nazismo por causa de sites neonazistas.o Professor deve demover da cabeça do aluno a VERDADE. não é só por que esta escrito que é verdade.
Tecnologias proibidas em sala de aula é uma questão complexa, A maioria dos professores não sabem como lidar com elas, os alunos usam para distração, o que causa mais repulsa dos professores. Para se utilizar tecnologia em sala de aula seria necessário uma homogeneidade de tecnologia entre os alunos para não excluir ninguém. Melhor forma o estado prover o que não deve acontecer acho que no momento é inviável.
A maioria das informações via web são parciais , são mais opinião não fonte de pesquisa e estudo e portanto devem ser utilizadas com cautela, sempre questionando o que esta escrito em blogs.
Na faculdade quase não vi nada ligado a tecnologia, só mente um professor pesquisava blogs neonazistas, dava aula com o google aberto, mas sempre foi ridicularizado por isso. quanto a jogos virtuais pensei em fazer minha monografia sobre um jogo chamado: assassin's creed que possui tematicas como as cruzadas, renascença,historia de independência das treze colonias, pirataria, e o ultimo sobre revolução francesa. Mas nenhum dos professores se interessou em me ajudar, nem os que estudam cinema.
Se fosse utilizar uma palavra para falar do uso de tecnologia na faculdade eu diria ínfima, ou irrisória .
No cap onde faço estagio não há muita diferença no uso de tecnologia, o uso se da apenas no uso do vídeo projetor para passar videos ou slide. Para mim o forte do uso tecnologia
esta em promover interação. vídeo projetor é só uma tv maior.
Tive contato com tecnologia somente no meu ensino médio em 2005. Foi tarde pois minha familia não tinha recurso foi em um programa de governo do garotinho que disponibilizava internet de graça. Depois fiz alguns curso e posso dizer que não gosto dela mas não da pra viver sem ela.
História e tecnologia parecem palavras incongruentes e distantes.Mas não são e nó professores teremos que nos adequar a tenologia como uma ferramenta tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. não a como escapar da tecnologia .
Acho que um pratica que ajudaco copia e cola, é o trabalho ser apresentado e um seminário pois o aluno terá que que pelo menos ler o que copiou.
Apesar
de criticar os professores que apenas usam video projetor, eu sou fruto deste método e não tenho grandes idéias para mudanças espero que com o inicio de minha carreira consiga trazer a tecnologia pra dentro minha sala de aula. Pois a tecnologia faz parte da vida dos alunos é um gancho importante para se falar de história.Recolher