Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas Buritama e Promissão

Compartilhar:

Ano: 2017

No ano de 2017 o projeto “Todo lugar tem uma história para contar” contou com o apoio das prefeituras municipais locais nas cidades de Buritama e Promissão, entre abril a novembro de 2017. Finalizando o projeto foi lançado nas duas cidades uma exposição chamada: “Todo lugar tem uma história para contar – Memórias de Buritama e Promissão” que traz as histórias dos municípios que não aparecem nos livros; apresenta narrativas que deságuam em causos, superstições, personagens que são caros e únicos para as cidades e munícipes. Contos que unem as municipalidades por suas identidades, desbravadores do Oeste.

A exposição trata-se da conclusão e do resultado do trabalho de formação continuada de professores e sua aplicação com seus alunos realizado nos municípios de Buritama e Promissão. As narrativas presentes são textos coletivos produzidos pelos alunos a partir de entrevistas totalmente realizadas por eles. Os estudantes, orientados por seus professores, elegeram critérios e escolheram coletivamente seus depoentes, em seguida, produziram roteiros e organizaram suas salas para a condução das entrevistas de histórias de vida, método concebido pelo Museu da Pessoa. Após o registro dos depoimentos, os discentes debateram e destacaram os principais pontos das narrativas e selecionaram as memórias a serem produzidas.

Simultaneamente, tornou-se intensa a produção de desenhos, tanto dos entrevistados como acerca de suas lembranças. Completam a engrenagem da produção da exposição a edição e a revisão dos textos dos alunos feitas posteriormente.

Conheça o projeto