Saúde & Superação: substantivos femininos

Compartilhar:

Ano: 2020

As histórias de 20 mulheres que por meio de suas narrativas de vida demonstram a capacidade feminina de superar as adversidades.

Desde os tempos mais remotos, o papel feminino na sociedade e a desigualdade de gênero impactam diretamente na vida e na saúde das mulheres.

O traço comum que alinha as narrativas de vida das 20 mulheres desta exposição é a capacidade feminina de superar as adversidades e transformar os momentos difíceis em oportunidades para compreender, crescer e transmutar.

O que fazer ao se deparar com um diagnóstico de uma doença auto-imune, ao ganhar peso em excesso ou ao descobrir que a menopausa chegou precocemente? Como agir frente a violência obstétrica ou relacionamento abusivo? Como conviver com a dor crônica? O que pensar diante de um diagnóstico de câncer? ​Como assumir uma identidade de gênero diversa do gênero do nascimento?

A habilidade de reconhecer a dor, descobrir seu sentido e aceitá-la de forma construtiva é inerente ao ser feminino. “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” é uma máxima que se revela ao longo de cada uma dessas histórias. Por esses relatos, percebemos que a tendência natural dessas mulheres é superar as dificuldades. Isso é resiliência, isso é sabedoria feminina.

Visite a exposição online Conheça o projeto