Memórias do Comércio: os caminhos do interior: Araraquara, São Carlos e região

Compartilhar:

Ano: 2000

Nos anos 2000 o projeto Memórias do Comércio ganhou sua segunda exposição “Caminhos do Interior”, que traz o interior do Estado de São Paulo, nas cidades de Araraquara, São Carlos e região como foco dessa etapa do projeto.

A exposição buscou mostrar a partir das histórias de vida dos comerciantes da região, como as cidades de Araraquara, São Carlos e Matão foram ocupadas, como se constituíram e se diferenciaram entre si, e como o comércio urbano se instalou e se desenvolveu.

Foram mapeados 398 pessoas para o projeto, das quais 21 foram convidadas a colaborar com seu testemunho de vida e trabalho, dada a importância que tiveram para o início das atividades comerciais na região. Foram também selecionadas quarenta famílias – vinte de Araraquara e vinte de São Carlos -, que tradicionalmente se dedicam à arte do comércio. A coleta desses depoimentos aliada a pesquisas de dados e fatos sociais e históricos, com o apoio de estudos acadêmicos, registros documentais e iconográficos sobre a região, geraram a exposição e a publicação sobre essa etapa do projeto.

Conheça o projeto