Vira Vida: histórias de vida transformadas

Compartilhar:

Ano: 2013

Baixe a publicação – (PDF) 3MB

Vocês encontrarão neste livro histórias de superação, conquistas e realizações. Histórias de jovens que, com perseverança, coragem e muitos sonhos, conseguiram vencer obstáculos que lhes pareciam intransponíveis. São meninas e meninos que abriram seus corações e mentes para contar suas histórias de vida. Seus nomes e qualquer informação que poderia revelar suas identidades serão omitidos. Fizemos isso para proteger suas intimidades. Caso contrário, eles ficariam ainda mais expostos às atitudes discriminatórias que sempre fizeram parte de suas vidas.

Os relatos são reais, de sobreviventes das periferias das cidades onde vivem. Em sua grande maioria, nasceram e cresceram em moradias precárias, em famílias destroçadas pela pobreza extrema, pelas drogas e por todas as formas de violência.

Muitos sofreram abuso sexual já na infância, cresceram em abrigos para onde foram encaminhados depois das denúncias de maus-tratos feitas por vizinhos e parentes. Acabaram dormindo nas ruas, consumiram drogas, tiveram filhos quando ainda eram pouco mais do que crianças.

Suas histórias são reproduções da trajetória de vida de seus pais e mães. Alguns são filhos de pais desconhecidos, outros de pais violentos e alcoolistas. De mães trabalhadoras, desesperadas, algumas omissas ou desorientadas, mas todas desamparadas em meio a tanta pobreza e dificuldades.

Eles têm muitos irmãos, moraram em muitos lugares, consumiram drogas, abandonaram a escola, fugiram de casa, de abrigos. Foram parar nas ruas. Encontraram alegrias efêmeras, liberdade sem responsabilidade. Integraram bandos, aprenderam a lei do mais forte, a brigar, a atacar, a se defender e a roubar.

Para sustentar seu vício, seus filhos, para comer e dar o que comer a seus irmãos menores, tiveram que vender seus corpos por qualquer preço. Sofrem ou sofreram de depressão, podem ser arredios e agressivos, mas são também resistentes, ousados e intensos. Ao mesmo tempo em que seus relatos impressionam por sua crueza, revelam uma coragem admirável, que os fez seguir em frente na busca da superação de suas condições de vida.

Coragem que se revela quando lhes foi oferecida a primeira oportunidade para conquistarem outra história, e eles, com vontade e determinação, trocaram uma vida desregrada, sem horário e sem disciplina, por uma vida com rotinas pesadas de um dia inteiro de aulas e compromissos, recebendo em troca uma fração do dinheiro que poderiam ganhar nas ruas.

Ouça com atenção o que esses jovens, suas famílias e seus educadores têm a nos dizer. Emocione-se com os dramas de suas histórias e celebre com eles a transformação de suas vidas.

Conheça o projeto