Sanofi 100 anos de presença no Brasil

Compartilhar:

Ano: 2019

Baixe a publicação – (PDF) 52MB

A Sanofi completa seu centenário no Brasil em 2019. Pensando em escala mundial, foi um período marcado por guerras, crises econômicas e transformações culturais. O mundo mudou como nunca nesses cem anos, e ter sobrevivido a tantas revoluções já é uma prova de resiliência.

A história da Sanofi no Brasil não segue o enredo trivial de uma entidade fundada no dia tal do ano tal e que, entre sucessos e insucessos, chega ao dia de hoje. Ao contrário, é resultante do concurso de várias indústrias e laboratórios que foram, um após o outro, se instalando no país e, depois, se fundindo para criar novas associações.

Se, por um lado, a sinergia de procedimentos não foi algo fácil de ser atingido, por outro, o resultado foi a soma do melhor de cada uma dessas companhias em torno de um projeto comum. Línguas, rotinas e métodos se combinaram para fazer da Sanofi o que é hoje. Nossa opção foi dividir esse emaranhado de eventos em duas correntes principais.

A primeira delas tem início com a vinda da Companhia Rhodia ao Brasil, no ano de 1919. A partir de uma série de associações e aquisições, essa linha chegará à constituição da Aventis, em 1999. A segunda começa em 1973, e é a que diz respeito à fundação da Sanofi, propriamente dita, na França. Da mesma maneira, esse processo será marcado por reestruturações e mudanças. As duas vertentes virão a se unir no momento da constituição da Sanofi-Aventis, em 2004.

Conheça o projeto