O poder local: Histórias de Vida e projetos sociais da InterCement

Compartilhar:

Ano: 2016

Baixe a publicação – (PDF) 6MB

O livro que apresentamos aqui é o resultado de um trabalho extenso de entrevistas e compilações de histórias de vida. Em comum, todas elas são testemunhos de pessoas que participaram dos projetos sociais desenvolvidos e implantados pelo Instituto InterCement, oriundo do Instituto Camargo Corrêa, nas comunidades que vivem próximas das fábricas da InterCement no Brasil.

A InterCement tem hoje 16 unidades no Brasil desenvolvendo trabalhos de extrema relevância junto às comunidades de sua vizinhança. Neste livro, dividido em nove capítulos, estão presentes os relatos sobre dez dessas comunidades, que ficam nos municípios de Candiota (RS), Nova Santa Rita (RS), Bodoquena (MS), Apiaí (SP), Ijaci (MG), Pedro Leopoldo (MG), Santana do Paraíso (MG), Brumado (BA), Campo Formoso (BA) e João Pessoa (PB). Para compor as entrevistas, foram realizadas perto de 50 gravações com os depoimentos dos participantes, seguindo a metodologia da História Oral, na qual o entrevistado relata toda sua história de vida a uma equipe de historiadores, para que sua própria fala componha o conteúdo do livro.

Em cada um dos nove capítulos deste livro você vai encontrar relatos mais extensos, que dão uma visão ampla da diversidade dos projetos e/ou das comunidades de destino deles; relatos menores, mais pontuais, servem como contraponto ou complemento. Independentemente da divisão adotada neste livro, são narrativas apaixonadas, que traduzem o melhor do investimento social privado de uma empresa de excelência, como a InterCement. Elas nos levam a crer que sustentabilidade e respeito às comunidades urbanas e rurais são ações transformadoras. Desse modo, podemos entender quanto as empresas são responsáveis pelo país que é construído nos mais diversos rincões, de norte a sul do Brasil.

Conheça o projeto