Museu Virtual do Clube da Esquina

Compartilhar:

Ano: 2004

Para preservar e disseminar a história desse movimento, a Associação dos Amigos do Clube da Esquina selou, em 2004, uma parceria com o Museu da Pessoa, que forneceu sua metodologia de pesquisa. O resultado foi o Museu Clube da Esquina, que disseminou a história do movimento contada por seus protagonistas por meio do endereço e disponibilizou depoimentos, fotografias, documentos, vídeos e áudios dos próprios artistas e pessoas com histórias para contar sobre ele.

O projeto tinha como um dos objetivos criar o site do Museu Clube da Esquina como um acervo histórico referencial e fomentador da cultura e da Música Popular Brasileira, a partir dos relatos de seus protagonistas, contextualizados sócio-econômica-culturalmente. O Museu era destinado fãs, músicos, artistas, produtores musicais, jornalistas especializados, pesquisadores, alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O site foi dividido em blocos principais de informação, que consistem numa subdivisão hierarquizada e cognitiva do conteúdo, sem, entretanto, corresponder necessariamente ao menu principal do site. A divisão foi feita da seguinte forma: História Oral (Artistas e Discos; Amigos do Clube; Conte sua História), O Movimento (Pé na Estrada; Dicionário Anárquico), Institucional, O Museu (O que é o Museu Clube da Esquina; Associação dos Amigos do Clube da Esquina; Alianças e Parcerias; Museu Vivo – Como Apoiar o Projeto e Fale Conosco).

Conheça o projeto