Memória Local – Portfólio do Educador

Compartilhar:

Ano: 2011

Baixe a publicação – (PDF) 27MB

No ano de 2001, o Museu da Pessoa e o Instituto Avisa Lá iniciaram o Projeto Memória Local na Escola com o objetivo de contribuir para a formação de professores do ensino fundamental e promover a aproximação das escolas com as comunidades. A iniciativa prevê a realização de atividades em que professores e alunos participam no desenvolvimento de projetos de registro de história oral com moradores de suas cidades. A partir do contato e domínio da metodologia de registro de história oral, as comunidades escolares realizam uma série de atividades voltadas para a preservação da memória, o aprimoramento da leitura, da escrita e do desenho, o trabalho coletivo e a interação social.

De 2001 a 2009, o Projeto Memória Local foi implementado em 26 municípios e teve a participação de cerca de 1.400 professores e 20.000alunos. Além disso, as ações envolveram cerca de 1.350 pessoas das comunidades, que foram ouvidas pelos alunos das cidades onde os trabalhos foram realizados.

Apresentamos aqui as referências utilizadas no projeto, indicações para a formação de professores e para a ação na sala de aula, e citações de relatórios de formadores. Dessa maneira, procuramos formalizar e comunicaras reflexões e práticas realizadas, explicitando as concepções e o processo de desenvolvimento que norteiam as atividades realizadas nas escolas. Comesse movimento de documentação, sistematizamos algumas das experiências compartilhadas entre professores, alunos e comunidades escolares. Diante do vasto material disponível, fizemos algumas escolhas e seleções, privilegiando a eficácia da comunicação. Está aberto, portanto, o diálogo com todos que se interessem pela metodologia proposta.