Iacanga – Passado e presente, memórias e aprendizagens

Compartilhar:

Ano: 2019

Baixe a publicação – (PDF) 11MB

O livro Iacanga – Passado e presente, memórias e aprendizagens reúne as histórias contadas por dez moradores da cidade que gentilmente cederam suas entrevistas de histórias de vida ao projeto. A cada narrativa são descobertas sensações, informações, valores, locais e momentos históricos que levam a um universo de conexões possíveis entre a história da cidade, dos narradores e a do próprio leitor. A relação entre o passado e o presente acontece a todo instante, e por ela se torna possível notar traços da identidade de Iacanga. O que essa cidade foi, o que ela é e o que pretende vir a ser, aparecem nos relatos de seus moradores/depoentes.

Ao longo do ano de 2019, professores das escolas municipais de ensino tiveram encontros mensais de formação pelo projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar. A cada curso eram disparadas ações a serem realizadas com seus alunos até se chegar, entre outros objetivos, à publicação deste livro.

As histórias presentes são resultantes de um longo processo de trabalho. Os alunos pesquisaram sobre a história da cidade, definiram temas de interesse, debateram e escolheram possíveis depoentes coerentes com seus anseios, elaboraram roteiros específicos de entrevista e conduziram coletivamente as entrevistas de histórias de vida. Na sequência, produziram desenhos e textos que compõem a arte desta publicação.

O projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar chega ao seu final da melhor maneira possível: uma grande homenagem a todos os moradores de Iacanga. E, antes que a leitura seja iniciada, fica aqui registrado o agradecimento a todos os participantes do projeto: depoentes, alunos, professores, técnicos e parceiros. Essa ação faz parte do Projeto Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa de 2019 (Pronac 18.3727) realizado pelo Ministério da Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e pelo Instituto Museu da Pessoa, com patrocínio da AES Tietê.

Conheça o projeto