Histórias de Eiras e Beiras – Memórias de Guaiba

Compartilhar:

Ano: 2011

Baixe a publicação – (PDF) 5MB

O Projeto Memória Local na Escola tem como objetivo valorizar a história de pessoas da comunidade em que é desenvolvido. Por meio das entrevistas realizadas pelos alunos das escolas participantes do projeto com moradores da comunidade, buscamos conhecer a história de vida dessas pessoas e construir a memória coletiva do local.

Este Projeto é uma ação de formação de alunos, professores, supervisores e técnicos da secretaria de educação do ensino fundamental da rede pública, para o uso da metodologia de registro da memória da cidade. É uma iniciativa dos Institutos Avisa Lá e Museu da Pessoa, sendo desenvolvido desde 2001 em diferentes municípios.

Em Guaíba o projeto começou em 2009, já envolveu 16 escolas, 78 professores e cerca de 1.560 alunos. Em 2011, 25 pessoas foram entrevistadas.

Nas páginas a seguir você conhecerá a história de pessoas que nasceram e cresceram em Guaíba, frequentaram suas escolas, brincaram em suas ruas, foram aos seus bailes, festas e cinemas. Na cidade se casaram e aqui vivem até hoje. Também conhecerá a história de pessoas que nasceram em outros lugares e por contingências da vida migraram para Guaíba e aqui continuaram suas histórias. Todas essas pessoas lembraram e contaram muitos causos que aqui viveram. Memórias de dentro dessas escolas, dos castigos, dos amigos, das brincadeiras. Memórias dos amores vividos, de dificuldades enfrentadas, de conquistas! Memórias que fazem a história desta cidade.

Conheça o projeto