Centro de Memória e Documentação do Sindicato: ABC de Luta – Preservação da Memória dos Trabalhadores

Compartilhar:

Ano: 2009

Realizado pela área de Memória Institucional de 1998 a 1999, o projeto ABC de Luta propôs o resgate e a preservação da história da organização sindical e das lutas dos Metalúrgicos do ABC. Foram entrevistados líderes sindicais e metalúrgicos, entre eles Luiz Marinho, Jair Antônio Meneguelli, Vicente Paula da Silva e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O Acervo documental catalogado e organizado durante o projeto, assim como os depoimentos registrados, foram organizados em um banco de dados multimídia, que integrou o Centro de Documentação e Memória do Sindicato que será o órgão gerenciador do processo de coleta, organização e sistematização dessas informações, possibilitando uma atualização contínua através da coleta periódico de informações e depoimentos. As informações coletadas foram sistematizadas e disponibilizadas através de uma Intranet que pode ser acessada facilmente de diferentes pontos de dentro e de fora do Sindicato, tais como institutos de pesquisa, universidades e interessados em geral.

O projeto permitirá ainda recolher e organizar documentos dispersos dentro e fora da estrutura do Sindicato, possibilitando uma racionalização do trabalho de pesquisa que estudiosos e universitários desenvolvem sobre assuntos pertinentes ao mundo do trabalho. O banco de dados foi organizado contemplando basicamente duas grandes vertentes: o resgate da história do Sindicato de 1993 até hoje (cronologia, fotografias/documentos, memória oral) e a sistematização dos dados produzidos atualmente pelo Sindicato.

Conheça o projeto