Centro de Memória da Contabilidade Paulista

Compartilhar:

Ano: 2001

Um olhar para trás ajuda a iluminar nosso passado e nos leva a percorrer um caminho que conta uma história interessante. A História da Contabilidade acompanha, desde o início, o desenvolvimento da civilização. Os Contadores inventaram a escrita ao fazer registros abstratos de riquezas e tributos, criaram o dinheiro e os bancos, inovaram com o sistema de partidas dobradas que estimula a Renascença Italiana, garantiram o sucesso continuado e evitaram a falência dos inventores e empreendedores da Revolução Industrial, ajudaram a desenvolver o Mercado de Capitais necessário aos grandes empreendimentos, transformaram-se em profissionais que dão credibilidade às complexas atividades de negócios, incrementando a economia do século XX, e têm importante papel na revolução das informações que transforma, neste momento, a economia global.

É como parte desse contexto que se pretende explicar o grande crescimento experimentado mundialmente pela profissão de Contabilista nos últimos 150 anos. Mais especificamente, identificar, recolher, preservar e expor o acervo de São Paulo relativo a esse período.

O Centro de Memória mostra apenas o começo, um aperitivo para aguçar seu apetite e despertar suas lembranças. O desenvolvimento deste espaço e o resgate da memória da Contabilidade são trabalhos permanentes que têm o seu ponto de partida, no centro de Memória da Contabilidade Paulista. Com o objetivo resgatar a história do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, por meio do registro de depoimentos e de pesquisa documental e iconográfica, o Museu da Pessoa assessorou a criação desse Centro de Memória do CRC – SP.

Acesse a publicação